Geral

Prefeituras atrasam imunização contra o Coronavírus em Alagoas

Cerca de dez cidades usaram menos de 50% das doses recebidas até agora

Por Redação com Blog do Edivaldo Júnior 06/04/2021 09h09
Prefeituras atrasam imunização contra o Coronavírus em Alagoas
Foto: Secom

A vacinação contra a Covid-19 segue lenta na maioria das cidades de Alagoas. Pelo menos dez cidades usaram menos de 50% das doses recebidas até agora. E apenas 29 municípios usaram mais de 70% das vacinas entregues pela Secretaria de Saúde do Estado, de acordo com dados atualizados na noite dessa segunda-feira (5) pelo Localiza SUS.

De acordo com informações veiculadas no Blog do jornalista Edivaldo Júnior, até ontem (5), segundo o Ministério da Saúde, Alagoas tinha recebido 599.960 doses de vacinas. Destas, foram repassadas para os municípios 491.132, o equivalente a 82%.

A Sesau-AL explica que vem mantendo uma reserva estratégica de 20%, para uso na segunda dose. É uma garantia para eventuais atrasos nas remessas feitas pelo Ministério da Saúde.

Do total repassado aos municípios, até o momento 72,2% ou 355.096 haviam sido aplicadas de acordo com dados do Localiza SUS até a noite de segunda-feira.

A vacinação, no entanto, segue lenta na maioria das cidades, especialmente as menores. Alguns municípios. Somente nas maiores cidades, a exemplo de Maceió, a vacinação está acima. Na capital, foram utilizadas até ontem 82,6% das doses recebidas. Em Arapiraca, esse percentual era de 68,3%.

O Governo de Alagoas anunciou hoje (06) a criação do Programa Vacina Alagoas, que destinará R$ 31 milhões para agilização do processo de vacinação e distribuição de 250 mil cestas básicas para famílias inscritas no CadÚnico.