Geral

AMA recebe pleito para incluir professores da rede privada na vacinação

Quantidade de imunizantes ainda é pequena para dar o suporte necessário a todas as classes

Por Redação com AMA 13/04/2021 13h01
AMA recebe pleito para incluir professores da rede privada na vacinação
Foto: AMA

De acordo com o Plano Estadual de Vacinação, os profissionais do setor educacional serão vacinados contra a Covid-19 logo após os profissionais de saúde, segurança pública e os grupos de idosos, porém a rede privada não foi considerada dentro do cronograma. Por isso, o presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, recebeu o pleito do Sindicato dos Professores (Sinpro-AL) para articular a inclusão no grupo prioritário. O debate foi solicitado pelo deputado federal Paulão, que parabenizou o critério da entidade por uma vacina mais democrática. A imunização é a esperança para o retorno seguro das aulas presenciais.

Na reunião, Hugo solicitou uma estimativa de professores da rede privada, que estão na ativa, para identificação do quadro em todos os municípios, já que a quantidade de imunizantes ainda é pequena para dar o suporte necessário a todas as classes. “A nossa vacina precisa seguir a filosofia do Sistema Único de Saúde, que é ser igualitária e democrática. Esse pleito é justo por causa dos profissionais que estão na linha de frente, mas, para inclusão temos a necessidade de identificar os profissionais para uma definição junto a Sesau e ao Cosems”, disse. O presidente pede que os municípios sigam o plano do Estado para ações unificadas.

O diagnóstico de professores ativos na rede privada deve ser entregue pelo Sindicato nos próximos dias. O presidente do Sinpro, em Alagoas, Eduardo Vasconcelos, disse que as escolas são insubstituíveis. “O nosso medo é o risco de infecção por estamos na linha de frente, ou seja, em contato direto com os estudantes e sem nenhuma perspectiva de vacinação, já que o formato híbrido é uma prática necessária nas escolas particulares para evitar a perda de arrecadação”, explica. Vasconcelos informou que os educadores físicos começam a ser imunizados, em alguns municípios, a partir desta terça (13).

Para uma vacinação justa, dentro do pleito, os profissionais irão precisar comprovar vínculo empregatício com as unidades educacionais. O deputado federal Paulão elogiou a sensibilidade do presidente da AMA para “articular o pedido com base no diagnóstico, que irá ampliar a vacinação na rede pública e privada. Também preciso agradecer à Associação por receber essa reunião para mostrar o cuidado com cada profissional que quer estar dentro da sala de aula”.