Geral

Renan Filho divulga grupos que foram inclusos na vacinação

Por Thaís Letícia (estagiária)*Sob Supervisão com Jornal de Alagoas e Agência Alagoas 14/04/2021 15h03
Renan Filho divulga grupos que foram inclusos na vacinação
Foto: Secom SMS

Na manhã desta quarta-feira (14), o governador Renan Filho realizou uma transmissão ao vivo para falar sobre a situação epidemiológica em Alagoas. Durante coletiva de imprensa, o governador confirmou que será divulgado um novo cronograma de vacinação para as pessoas que possuem comorbidades.

Nesta etapa, serão consideradas pessoas com doenças crônicas, pessoas hemofílicas, transplantados, pessoas com câncer, diabetes, pressão alta, obesidade mórbida, deficiência física, cardiopatas e síndrome de down.

“Vamos divulgar o cronograma, mas esperamos que o Brasil cumpra o cronograma de entrega das vacinas. Ainda estamos tendo o maior número de mortes nas pessoas mais velhas, 60% das mortes concentradas nas pessoas mais velhas. A eficácia só ocorre 15 dias depois da segunda dose, a maior parte dos idosos não tomaram a segunda dose”, ressaltou Renan Filho. 

O governador informou que o estado vai receber pouco mais de 120 mil doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 75% da Astrazeneca, permitindo celeridade na imunização de pessoas com comorbidades, além de profissionais da educação.

De acordo com atualização da Agência Alagoas, para a vacinação da faixa etária de menos de 60 anos com foco nas pessoas com comorbidades a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai dialogar com o Conselho Regional de Medicina (CRM), para que seja possível averiguar o antecedente de tratamentos de saúde dos doentes crônicos. A partir disso, o Estado vacinará os portadores de comorbidades mais graves inicialmente. A ideia também é associar idade à comprovação da existência da comorbidade e, assim, estabelecer a ordem de prioridade para a imunização.

“A gente vai priorizar as pessoas com comorbidades por idade. Se você tem um indivíduo que possui diabetes e tem 59 anos, ele tem que ser vacinado antes de um que tem 35, porque o de 59 tem mais riscos”, ponderou o governador.

Com a chegada de mais vacinas, Renan Filho também anunciou que pretende fazer uma nova chamada para as pessoas que ainda não se vacinaram contra a Covid-19, mesmo tendo idade para isso. O processo está sendo chamado de “repescagem” e tem o objetivo de “não deixar nenhum alagoano para trás”, segundo ele, no Plano Estadual de Vacinação.

“Vamos fazer uma nova chamada para essas pessoas, por isso destinaremos uma quantidade dessas vacinas para isso e o restante destinaremos para o início da vacinação das pessoas com menos de 60 anos, com comorbidades, e algumas categorias, especialmente a educação e a imprensa”, acrescentou.

Atualizado às 15:40