Geral

Chuvas devem continuar durante a noite em Maceió

Defesa Civil de Alagoas prevê que pancadas diminuam de intensidade apenas na sexta-feira (16)

Por Redação com Jornal de Alagoas e secretarias 15/04/2021 16h04
Chuvas devem continuar durante a noite em Maceió
Foto: Reprodução/Internet

Nesta quinta-feira (15), a Defesa Civil de Alagoas informou que, apesar das chuvas terem diminuído consideravelmente durante o começo da tarde na capital, ainda são esperadas pancadas de chuva durante o período da noite de hoje e madrugada de sexta (16). 

De acordo com o coordenador estadual de Defesa Civil de Alagoas, Tenente Coronel Moisés Pereira de Melo, apesar da trégua nas chuvas, as pancadas devem voltar, porém, com menos intensidade durante toda a sexta-feira (16).

"Diminuiu significativamente a intensidade da chuva no momento. Deveremos ter uma pausa, um alívio na chuva durante a tarde mas pode voltar durante a noite e amanhã também, porém de uma forma menos intensa", informou o coordenador.

 Intervenções emergenciais 

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) estão nas ruas, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (15), fazendo intervenções com o objetivo de evitar maiores transtornos para a população.

De acordo com o coordenador-geral de drenagem, Gabriel Rodas, as equipes seguem atentas aos pontos críticos de alagamento da capital e a previsão é que o trabalho continue durante todo o dia.

“As equipes de desobstrução e limpeza das galerias já estão nas ruas, fazendo uma ronda para analisar alguns pontos, que estavam em monitoramento. Iremos, de maneira conjunta com a Defesa Civil, a Superintendência Urbana de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e a Secretaria de Governo (SMG), atender as necessidades da população, conforme a prioridade de cada região”, explica.

Alagamentos em Maceió  

As chuvas das últimas horas de hoje (15) provocaram alagamentos no presídio Baldomero Cavalcanti. O presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Alagoas (Sinasppen), Vitor Leite, disse que o presídio não suporta horas de chuva, e denunciou as condições de trabalho. Ele contou que os policiais penais temem os perigos, como contrair leptospirose.

Além disso, funcionários do Distrito Industrial foram mandados para casa por conta da água que invadiu os galpões ali instalados, situação agravada pelo saneamento que está sendo feito na região.

VLT suspende viagens 

O grande volume de chuva encobriu a linha férrea em um trecho de Fernão Velho, em Maceió. Com isso, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) decidiu suspender temporariamente as viagens entre Bebedouro e Lourenço de Albuquerque.

"A operação não tem previsão de retorno até que as chuvas diminuam e o alagamento seja resolvido. A equipe de manutenção da CBTU está trabalhando ativamente para desobstruir a malha ferroviária que está sofrendo com galhos e árvores no entorno", diz trecho do comunicado divulgado pela empresa.

Os trens e VLTs continuam operando normalmente nas estações em Jaraguá, Central e Bom Parto, assim como entre Satuba e Lourenço de Albuquerque.

Deslizamento no Benedito Bentes 

Um deslizamento de barreira na Grota da Alegria, no Benedito Bentes, em Maceió, atingiu ao menos duas casas nesta quinta-feira (15). Uma delas ficou com o banheiro destruído e a outra desabou completamente. Ninguém se feriu.

SMTT orienta condutores

A Superintendência Municipal de Transportes e Transito (SMTT) orienta que, devido às fortes chuvas e elevação do nível do Rio Jacarecica, os condutores evitem transitar pela Avenida Pierre Chalita, principal acesso para os bairros do São Jorge, Serraria e Barro Duro. Devido à interdição, os condutores deverão utilizar as Avenidas Josefa de Mello, Muniz Falcão e Márcio Canuto como vias alternativas.

A Superintendência orienta que insistir no acesso à via pode ser perigoso e resultar em danos aos veículos, além de acidentes com maior gravidade.

As equipes da diretoria de operações de mobilidade farão análises para verificar as condições de segurança, para que a população possa utilizar a Avenida sem riscos.

Em casos de acidentes de trânsito, a população deve ligar para o número 3312-5340 e acionar o apoio das equipes do órgão, disponíveis 24h por dia. Outro canal disponibilizado é o aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão, disponível para usuários do sistema operacional Android.

Defesa Civil 

A Defesa Civil recomenda que as famílias que moram em áreas de risco procurem abrigos seguros e, em caso de necessidade, podem ligar para o 199 para comunicar situações de risco ou emergência.

A população pode receber os alertas da Defesa Civil através de mensagens SMS no celular. O texto informa sobre os risco do registro de pontos de alagamentos e também de deslizamentos, quando houver.

O cadastro pode ser feito enviando uma mensagem de texto para o número 40199. No campo da mensagem basta escrever o número do CEP da residência onde mora.