Geral

Procuradoria questiona Alagoas sobre vacinas aplicadas

MPF pede esclarecimentos sobre a “discrepância” entre o número de doses enviadas e usadas

Por Redação com Blog Edivaldo Júnior 17/04/2021 15h03
Procuradoria questiona Alagoas sobre vacinas aplicadas
Foto: Márcio Ferreira

O Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia de Covid-19 (Giac), do Ministério Público Federal, enviou na quinta-feira (15) ofício a todos os governadores.

O MPF pede esclarecimentos sobre a “discrepância” entre o número de doses de vacina contra Covid-19 enviadas a cada unidade da Federação e o total de doses efetivamente aplicadas.

De acordo com o Giac, (com base em dados do vacinômetro da plataforma LocalizaSus, mantida pelo Ministério da Saúde), os estados receberam 48.088.916 doses de vacinas contra a covid-19, mas apenas 32.160.509 foram aplicadas.

Na prática, isso significa que apenas 66% das doses foram utilizadas.

Em Alagoas a aplicação de doses passa dos 76%.

Mesmo tendo desempenho acima da média – o Estado tem se mantido sempre entre os cinco primeiros na aplicação de vacinas – Alagoas também recebeu o ofício e o governador Renan Filho terá que prestar esclarecimentos no prazo de dez dias.

Uma das estratégias usadas por Alagoas que deve ser explicada ao MPF é a retenção de parte das doses na Secretaria de Saúde do Estado.

Inicialmente, a retenção chegou a 20% e agora está em torno de 10%. O procedimento é adotado como segurança para garantir que não falte a segunda dose para aplicação nos municípios.

Algumas prefeituras também tem dificuldades em retirar rapidamente as doses. E outras seguem com vacinação aparentemente lenta.

Vacinas em Alagoas

Em números atualizados neste sábado, 17,  pela manhã no vacinômetro (acesse aqui) as doses distribuídas pelo MS chegaram a 49,8 milhões, mas apenas 28,3 milhões haviam sido efetivamente aplicadas.

Aqui um esclarecimento: o vacinômetro traz dados em vários recortes – de vacinas entregues as secretarias de saúde dos estados, das vacinas repassadas municípios e doses aplicadas. Os dados que uso a partir de agora são os que estão no portal.

Alagoas tinha recebido 659.110 doses de vacinas até este sábado pela manhã. Destas, 606.732 tinham sido repassadas aos municípios, sendo 462.370 efetivamente aplicadas de acordo com o vacinômetro.

Das doses recebidas, os municípios alagoas aplicaram 76,2%. Se considerado o total geral de doses repassados ao Estado, Alagoas aplicou 70% das vacinas.

Apesar da “lentidão”, Alagoas está melhor que a média nacional. Das 49,8 milhões de doses distribuídas em todo o Brasil, apenas 56,8% haviam sido aplicadas até a manhã deste sábado.