Geral

Funcionários da Caixa entram em greve nesta terça (27)

Expectativa da mobilização dos empregados é que a paralisação dure 24 horas e seja em nível nacional

Por Redação com 6 Minutos - Uol 26/04/2021 16h04
Funcionários da Caixa entram em greve nesta terça (27)

Os funcionários da Caixa Econômica Federal decidiram entrar em greve nesta terça-feira (27) contra a abertura de capital da Caixa Seguridade. A expectativa é que a paralisação dure 24 horas e seja em nível nacional.

O período de reserva para pequenos investidores comprarem ações da Caixa Seguridade antes da estreia na bolsa, prevista para quinta-feira (29), termina nesta segunda-feira (26). O Sindicato é contrário à abertura de capital da Caixa Seguridade. Eles pedem ainda a contratação dos aprovados no concurso de 2014, maior proteção contra a covid-19 nas agências, e o pagamento integral da PLR Social (Participação nos Lucros ou Resultados).

A direção da Caixa pretende criar uma subsidiária chamada Banco Digital, com outro CNPJ, e transferir para esta nova empresa todas as operações sociais do banco, como pagamentos do Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida (que será substituído pelo Casa Verde e Amarela). O movimento sindical vê as ações como uma tentativa de privatizar a estatal.

“O projeto da equipe econômica de orientação neoliberal do governo Bolsonaro, e da direção da Caixa, é fatiar o banco em várias partes [subsidiárias] e vender cada uma delas – uma privatização disfarçada para contornar decisão do Supremo Tribunal Federal, que impede a venda de empresas estatais sem aval do Congresso”, afirma Tamara Siqueira, diretora do Sindicato e empregada da Caixa.