Geral

Comércio e bares voltam a funcionar no final de semana

Por conta da desaceleração no número de casos da covid-19, Alagoas resolveu retomar gradativamente alguns segmentos

Por Redação com Jornal de Alagoas 27/04/2021 13h01
Comércio e bares voltam a funcionar no final de semana
Foto: Reprodução

Em transmissão ao vivo realizada nesta terça-feira (27), o governador Renan Filho, informou que Alagoas permanece na Fase Vermelha no Plano de Distanciamento Social Controlado. No entanto, por conta da desaceleração no número de casos da covid-19, o Estado resolveu retomar gradativamente alguns segmentos.

De acordo com o governador,  o comércio será liberado todos os dias da semana. “Eles vão funcionar durante toda semana, no mesmo horário que estavam em funcionamento (Centro até às 17h e shoppings até às 20h)”. 

Além do comércio,  os bares e restaurantes foram autorizados a funcionar aos finais de semana, até às 16h. Também será permitido o acesso à praias e calçadões todos os dias.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, o segmento produtivo inteiro foi antecipado em uma conversa antes da tomada de decisão.

Em relação às aulas nas escolas públicas, o governador informou que a ideia é que profissionais da educação sejam vacinados em caso de retorno das aulas, já que os profissionais podem ficar expostos.  “A ideia é que eles voltem só depois de vacinados. Agora se for demorar muito, vamos ter que avaliar novos cenários”.

Confira as principais mudanças no decreto:

  • Lojas do comércio e dos shoppings ficam autorizadas a funcionar todos os dias, de domingo a domingo;
  • Bares e restaurantes agora poderão abrir para receber clientes para consumo no local também aos fins de semana, mas somente até às 16h; durante a semana, fica mantido o horário até 20h;
  • Shows ao vivo voltam a ser permitidos em bares e restaurantes, seguindo o limite de horário descrito acima;
  • Academias ficam liberadas para funcionamento aos sábados, mas ainda com 30% da capacidade;
  • Acesso a calçadões, praias e rios volta a ser permitido aos fins de semana;
  • Visitas e entrega de feira nos presídios voltam a ser autorizadas;
  • Autorizada a prática de esporte coletivo com limite de até 25 pessoas, mas sem público.

A restrição de circulação no estado, entre 21h e 5h, fica mantida. O objetivo é reduzir a circulação de pessoas para frear o contágio pelo coronavírus.

"O estado de Alagoas se posiciona hoje como o 3º estado do Brasil onde morrem menos pessoas para cada grupo de 10 mil pessoas. Isso é muito significativo", afirmou o governador.

O Plano de Distanciamento Social Controlado, que determina o que pode e o que não pode abrir, é dividido em cinco cores: vermelha (mais restritiva), laranja, amarela, azul e verde (mais flexível). Alagoas estava na fase azul quando a piora nos indicadores da pandemia obrigaram a retroceder, primeiro para laranja e depois para vermelha.

O relaxamento das regras de distanciamento tem sido uma cobrança constante do setor produtivo, que alegava dificuldades para manter os negócios e os empregos de seus funcionários.

Leia mais: Lojistas cobram flexibilização de horários dos shoppings da capital

Um levantamento do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para Enfrentamento da Covid-19, divulgado na segunda (26), mostra que os números de casos e mortes no estado caíram, simultaneamente, após quase 3 meses de alta. Contudo, os pesquisadores explicam que ainda é cedo para considerar que a transmissão do coronavírus está controlada.

 

 

Atualizada às 16 h