Geral

53,8 mil idosos acima de 60 anos ainda não tomaram a 2ª dose da vacina em Alagoas

Na última semana, 1.142 cidades enfrentaram dificuldades para aplicar o reforço, de acordo com a CNM

Por Redação com Novo Extra 16/05/2021 14h02
53,8 mil idosos acima de 60 anos ainda não tomaram a 2ª dose da vacina em Alagoas
Foto: Reprodução

No dia 18 de janeiro, há 4 meses, foi iniciada a vacinação contra o coronavírus no Brasil. Na época, governadores de diversos estados se reuniram com o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e entraram em um acordo para que a campanha nacional de vacinação começasse. Eles participaram de ato simbólico em Guarulhos (SP) para a distribuição das doses da Coronavac - imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a Sinovac, contra o novo coronavírus.

Atualmente, com dificuldade de garantir doses de vacina o país enfrenta incertezas na continuidade da campanha. Além do avanço lento para novos públicos, o Ministério da Saúde não consegue garantir a totalidade de doses para a aplicação do reforço imunobiológico.

Um dos exemplos é para o público de 80 anos ou mais. Essa parcela da população começou a ser imunizada entre janeiro e fevereiro. Até a última sexta-feira (14), entretanto, dos 4,2 milhões de vacinados nessa faixa de idade, somente 2,4 milhões receberam a segunda dose — 57%.

O dados fazem parte de um levantamento do site Metrópoles, com base em informações divulgadas na plataforma LocalizaSUS, canal de transparência do Ministério da Saúde.

Os dados gerais da vacinação em Alagoas não estão disponíveis num boletim, assim como os casos e óbitos, mas em Maceió, que detalha os dados da covid em relação à vacina, os números atuais apontam que dos 112.281 idosos acima de 60 anos que tomaram a vacina, apenas 58.468 tomaram a 2ª dose, o que significa que 53.813 idosos ainda não estão com a imunidade garantida contra o vírus.

 De forma geral, o país vacinou com duas doses da proteção contra Covid 47% de todos os públicos já convocados. Ao todo, 34,4 milhões de pessoas receberam a primeira injeção, e 16,3 milhões, o reforço. Outro públicos convocados depois do início da campanha também não concluíram ainda a imunização com a segunda dose, como as pessoas entre 70 e 79 anos – em média, 30% ainda não receberam o reforço.

Na última semana, 1.142 cidades enfrentaram dificuldades para aplicar a segunda dose, de acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Além da escassez do insumo, a baixa procura de parcelas dos grupos prioritários também prejudica o panorama. Alagoas recebeu até hoje do Ministério da Saúde 991.881 doses de vacinas e aplicou 785.232 doses, segundo dados do LocalizaSUS. Desse total 230.759 foram vacinas Astrazeneca e 509.976 Coronavac.