Municípios
Luciano Barbosa determina frente de serviços para recuperar Escola Quintela Cavalcanti
O secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, fez uma visita, na manhã desta sexta-feira (3), às dependências do prédio da Escola Estadual Professor José Quintela Cavalcanti, localizada no bairro Baixão, na cidade de Arapiraca.
Acompanhado de engenheiros da secretaria e de técnicos da 5ª Coordenadoria Regional de Ensino, Luciano Barbosa esteve reunido com o diretor da escola, professor Luís Barbosa dos Santos, e com o presidente do Conselho Escolar, José Antônio dos Santos.
A visita teve como finalidade avaliar os danos provocados pelas chuvas, com o desabamento do teto de uma sala de aula.
O desabamento aconteceu nesta quinta-feira (2), mas não havia ninguém na unidade de ensino, que é uma das mais tradicionais de Arapiraca e tem quase 50 anos de atividades no município.
Por conta do desabamento do teto da sala de aula, a escola foi interditada para que seja feito o trabalho de vistoria completa da estrutura do prédio onde estudam mais de 1.800 alunos no Ensino Médio.
Durante a visita, o secretário de Educação, Luciano Barbosa, percorreu todas as alas, departamentos administrativos e as salas de aula, para acompanhar de perto o início dos trabalhos de vistoria do prédio da escola.
Após avaliar a situação da estrutura do prédio, Luciano Barbosa determinou o prazo de uma semana para que seja concluído todo o levantamento acerca das reais necessidades de intervenção, a fim de garantir a segurança da comunidade estudantil e a retomada das aulas.
O diretor da escola, professor Luís Barbosa dos Santos, revelou que, há cerca de cinco anos, foi feito um reparo apenas com a limpeza e colocação de telhas na cobertura do estabelecimento de ensino. Ele também revelou que a última reforma no prédio foi realizada no início do ano de 2002, ou seja, há mais de 13 anos.
A previsão é de que, após a conclusão da vistoria completa na estrutura do prédio da Escola Professor José Quintela Cavalcanti a empresa responsável pelo serviço já inicie as obras de reforma na unidade de ensino.
O estabelecimento entrou em recesso escolar no dia 22 de junho, e as aulas seriam retomadas na próxima terça-feira (7), mas, por conta das fortes chuvas que caem no município e região, ocorreu o desabamento do teto de uma das salas, e a escola teve de ser interditada por tempo determinado.
“Vamos aguardar a conclusão dos trabalhos de vistoria em toda a escola, para que possamos ter um diagnóstico completo da situação da estrutura do prédio e, com isso, traçarmos um plano de ações com várias frentes de serviços para garantir o retorno às aulas e, acima de tudo, a segurança dos estudantes, professores e servidores da unidade de ensino”, declarou o secretário Luciano Barbosa.