Municípios
Estudantes ocupam campus da Ufal em Delmiro Gouveia
Estudantes de da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ocupam, desde a noite dessa quarta-feira (19), o campus em Delmiro Gouveia em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241. Com isso, as atividades acadêmicas estão suspensas na localidade.
De acordo com os manifestantes, a PEC afeta diretamente a qualidade do ensino público no país e limita futuros investimentos nesse setor. Os protestos fazem parte de uma série de manifestações realizadas em todo o Brasil em diversas unidades de ensino.
Neste caso, a ocupação em Delmiro Gouveia ocorre dois dias após outras três unidades de ensino do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – em Satuba (no último dia 10), Santana do Ipanema (no última 14) e Marechal Deodoro (no último dia 18) – terem tido também as aulas paralisadas em consonância ao movimento.
De acordo com a assessoria de comunicação da Ufal, até o momento não há um acordo entre manifestantes e a direção da unidade de ensino em Delmiro Gouveia.
Estudantes alagoanos ocupam ainda os campi da Universidade Federal de Alagoas de Palmeira dos Índios e sertão.
IFAL
Os estudantes do Ensino Médio do Ifal Campus Maceió estiveram mobilizados na manhã desta quinta-feira (20). A manifestação foi organizada pelo grêmio estudantil Edson Luiz e deve continuar amanhã e na próxima semana, quando a PEC será colocada em votação.
Nesta sexta-feira (21), o Sindicato dos Federais da Educação Profissional e Tecnológica no Estado de Alagoas – Sintietfal promove Assembleia Geral no Campus Maceió a partir das 9 horas. A Assembleia terá a participação de servidores e estudantes da instituição, que irão definir novos atos de mobilização contra a PEC 241.
O Campus Maceió é o quarto campus do Ifal com estudantes mobilizados contra as novas medidas governamentais. Os campi Satuba, Maragogi, Marechal Deodoro e Santana do Ipanema tiveram ocupação e mobilização de estudantes.