Municípios

Projeto da Primeira Infância realiza censo vacinal de gestantes e crianças

Ação conta com trabalho intersetorial da Sesau e secretarias municipais de Saúde e Educação

Por Agência Alagoas 25/08/2017 14h02
Projeto da Primeira Infância realiza censo vacinal de gestantes e crianças

O Programa da Primeira Infância de Alagoas começou a fazer o censo vacinal nos municípios que fazem parte da nova fase do programa. O objetivo da ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é atualizar todos os cartões de saúde de gestantes e crianças de zero a seis anos.
 
Entre os pontos importantes do censo está o trabalho intersetorial com as secretarias municipais de Saúde e Educação. Segundo a operadora técnica da Sesau, Eliza Barbosa, a estratégia foi acionar os pais das crianças por intermédio de chamados nas creches e escolas, além de contar com as equipes das unidades de saúde.
 
“Queremos 100% dos cartões atualizados e cumpriremos assim uma etapa importantíssima dos cuidados com a primeira infância, como consta na macroação da Secretaria do Estado de Saúde. Para isso também estamos buscando essas crianças no ambiente escolar, onde há uma concentração maior, e onde a comunicação com os pais é muito eficaz”, afirmou Eliza.

Municípios
 
Ainda de acordo com coordenadora de imunização do município de Teotônio Vilela - que participa da nova fase do programa - Maiza Soares, a ação tem sido importante para ampliar o mapeamento do público alvo do programa, tanto na zona urbana quanto na rural.
 
“Após essa etapa, vamos fazer uma busca ativa daquelas gestantes e crianças que não foram vacinadas, e assim teremos um raio-x de todos que estão em fase de cuidados nos primeiros anos de vida. Sem o apoio do Estado, não seria possível uma ação tão eficaz, pois, além do apoio para o planejamento, houve uma ampliação da cota de vacina do município”, disse a coordenadora.
 
As cidades que já realizaram o censo vacinal foram Pão de Açúcar, Batalha e Teotônio Vilela. Nas próximas semanas, a ação segue para os municípios de São Luiz do Quitunde, Pilar e Murici. Essas seis cidades assinaram o Protocolo de Intenções com o Governo do Estado para implantarem o projeto de cuidados às gestantes e crianças que estão na primeira infância.