Municípios
Prefeitos se mobilizam para novo concurso simultâneo
Um grupo de 12 prefeitos se reuniu na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), na manhã desta segunda-feira (15), para analisar a possibilidade de fazer um concurso público simultâneo, ou seja, contratar apenas uma empresa para realizar as provas em um único dia. Essa é a segunda etapa do projeto, o método já foi iniciado por cinco municípios.
Neste projeto inovador a AMA atua como interlocutora entre os gestores para adoção das medidas necessárias para o cumprimento das exigências constitucionais com relação a admissão dos servidores ocupantes de cargo efetivo por meio de concurso público.
A realização do certame possibilita a contratação de apenas uma empresa, o que pode reduzir os custos para administração municipal e favorecer a logística para a realização do concurso. No início desse ano, quando o projeto foi iniciado, o Ministério Público de Contas declarou que incentiva e estimula a iniciativa.
Coordenado pelo assessor jurídico Tiago Neri, o grupo tem discutido a formatação de acordo com as exigências das leis vigentes. Esse é o projeto piloto que pretende ser ampliado em novas etapas com a participação de outros municípios.
Os primeiros municípios que adotaram esse sistema foram: Coité do Noiva, Belo Monte, Major Isidoro, Taquarana, Traipu, Senador Rui Palmeira, Pão de Açúcar e Mar Vermelho. “Por questões processuais, Pão de Açúcar já realizou a sua prova, mas os demais municípios já estão organizados para realizar suas provas simultâneas em dezembro. Esse novo grupo que estamos organizando para realizar a prova ano que vem”, afirmou.
Carneiros, Belo Monte (a Câmara de Vereadores e a prefeitura) e Major Isidoro já estão com seus editais publicados e suas provas vão acontecer dia 09 de dezembro. Senador Rui Palmeira e Olivença estão correndo com questões burocráticas para tentar fazer as provas no mesmo dia. Os 12 prefeitos que participaram da reunião para a realização da segunda etapa do projeto devem realizar suas provas no inicio do ano que vem.