Municípios
Moradores denunciam surto de dengue em povoado
Prefeito confirma e garante atendimento à população
Os moradores do povoado Rua Nova, no município de Quebrangulo, denunciaram o surto de dengue há aproximadamente três semanas. Foram registrados de 10 a 15 casos por dia. Segundo o comerciante José Ednaldo Tenório, a população está sofrendo com a falta de assistência municipal. Apesar das reclamações, a prefeitura nega que falte atendimento.
"Estou há dez dias doente. Na realidade, na minha casa, todos pegaram dengue. Meus filhos e minha esposa. Agora, já estou me recuperando, mas minha filha está internada e minha esposa segue doente. O meu filho foi o único que se recuperou bem até o momento, mas também ficou doente durante dez dias", afirmou José Ednaldo Tenório, acrescentando que mais de 80% do povoado está doente ou apresenta algum sintoma.
"Aqui, na região, tem um posto de saúde que tem dado uma pequena assistência, mas o médico não apareceu ainda esta semana para atendimento. Para se ter uma noção, o médico que atende no posto só vem na próxima quinta-feira, 6 de junho, até lá, quer dizer, se ele realmente aparecer, vamos buscando alternativas. Tá um caos", contou José Ednaldo, que busca auxílio médico por meio do plano de saúde em Palmeira dos Índios.
Ednaldo também relata que a água de consumo da população é de barragem. "Achamos que, devido a água não ser de qualidade, estamos sendo atingidos pela dengue. Outro dia, por exemplo, tivemos que deixar a água três dias parada para depois usar, esperando que o forte odor diminuísse", disse.
O prefeito Marcelo Lima declarou à Gazetaweb que foi detectado um surto de dengue na região, mas que desde o primeiro momento as equipes da Secretaria de Saúde procuraram atender a todos que apresentavam sintomas. "Providenciamos toda assistência necessária para que nada faltasse", explicou ele.
Sobre a questão dos atendimentos e ausência do médico, o prefeito informou que "medicamentos, transporte, orientação, bem como mutirões de combate ao aedes aedypti, estão sendo disponibilizados para todos" e que o surto já foi "debelado".
"O médico responsável pelo Programa Saúde da Família (PSF) sofreu um infarto e está de licença médica. No entanto, o atendimento não foi prejudicado, pois outros profissionais foram enviados para o local. Nós temos médicos 24 horas, na sede do município, para atender toda população. E, semanalmente, vai um médico para atender o distrito, de acordo com a demanda, até três dias na semana. É bom deixar claro que o PSF não atende apenas o distrito, mas também outras comunidades da localidade", declarou o prefeito.
Marcelo Lima afirma que há saneamento no distrito. "O abastecimento de água é feito por uma adutora de água bruta que vem da barragem do Balsamo e serve ao distritos de Caldeirões, em Palmeira dos índios, e Rua Nova, em Quebrângulo. Foi distribuído hipoclorito com a população. Estamos trabalhando junto com o município vizinho para melhorar o sistema de abastecimento", frisou.
Os pacientes mais graves estão sendo levados para hospitais da região de acordo com o prefeito, que pediu a colaboração da população. "O atendimento à população e o trabalho de erradicação dos focos continua, até debelarmos este surto de dengue", concluiu.