Municípios
Paulo Dantas destaca agricultura familiar no Torneio Leiteiro
A competição conta com a participação de 48 pequenos produtores e premia em R$28 mil os recordistas em produção
Ligado à produção rural na Bacia Leiteira, o deputado estadual Paulo Dantas chamou atenção para o papel fomentador exercido pelo Torneio Leiteiro da Bacia Leiteira, que esse ano é exclusivo para a agricultura familiar.
A competição , que conta com a participação de 48 pequenos produtores, comprova, na prática, resultados de investimentos em genética animal, premiando em R$ 28 mil os recordistas em produção.
Segundo Dantas, a maioria dos agricultores familiares , presente no Parque Mair Amaral, participam de programas de inseminação artificial e utilizam a transferência de embriões ofertada pela Secretaria Estadual de Agricultura.
"Se existe animal de genética apurada na agricultura familiar de Alagoas, é porque há incentivos do Estado e instituições parceiras como o Sebrae, que levam aos agricultores embriões e semêns de animais de alta genética, além de capacitações", reconheceu .
Segundo o deputado, atualmente, os agricultores familiares são responsáveis por 80% da produção interna que corresponde ao total de 900 mil litros por dia.
" A exposição de Batalha, acima de tudo, quer perpetuar esse público, os colocando em vitrine e atraindo mais investimentos. Parabenizo a prefeita Marina Dantas e o governador Renan Filho por sempre olhar com otimismo e trabalhar pelo setor", completou.
Os Torneio Leiteiro teve início nesta quinta-feira, 3, para categorias novilhas e fêmeas adultas. As ordenhas vão até sábado,5, com duas verificações diárias, às 8h e 20h. Os resultados e cerimônia de premiação acontece no último dia, às 20h30.