Municípios
Golfinho com manchas de óleo é encontrado morto em Feliz Deserto
Encalhe ocorreu na tarde de domingo (13); segundo Instituto Biota, causa da morte não está relacionada às manchas de óleo
Um golfinho (boto-cinza) da espécie Sotalia guianensis foi encontrado morto e com três manchas de óleo no município de Feliz Deserto, em Alagoas. O animal também apresentava marcas de corda e quadro de afogamento, o que segundo o Instituto Biota pode ter sido a causa da morte.
O animal foi identificado na tarde de ontem (13). As manchas de óleo, segundo o Biota, não causaram danos na pele do animal e devem ter ocorrido após o afogamento.
“Boto-cinza, macho, com 178 cm. Apresentava três manchas de óleo externamente, sem ocasionar danos na pele. Não foi observado presença de óleo no trato digestivo e respiratório. Mas o animal apresentava marcas de corda no rosto e flanco, além de alterações no trato respiratório, compatíveis com o quadro de afogamento. Indicando que o animal veio a óbito possivelmente por interação com pesca”, esclareceu o Instituto Biota.
Este é o sexto animal encontrado com a presença de óleo no litoral alagoano. Ao todo, duas tartarugas vivas foram resgatadas, além de 3 tartarugas mortas e agora o golfinho.
“Esse golfinho apesar de ter manchas de óleo, sua morte não está relacionada a isso. Provavelmente o animal se manchou apos o encalhe, devido as características das manchas no corpo dele”, detalhou o Instituto.