Municípios
Ouvidoria de Maceió completa um ano de interlocução com o cidadão
Trabalho é realizado por meio eletrônico e presencial
A Ouvidoria de Maceió completa um ano de atendimento com registro de 1.322 manifestações de solicitação de serviços, reclamações, denúncias e sugestões, consolidando-se como um dos canais de interlocução do Município mais procurados pelos cidadãos. O trabalho é realizado por meio eletrônico e presencial, com o apoio de 44 ouvidores treinados e distribuídos nas secretarias e órgãos municipais.
As sugestões recebidas foram encaminhadas ao Gabinete do Prefeito como apoio da Ouvidoria à participação popular. “Gostaria de elogiar o sistema de ouvidoria da Prefeitura de Maceió. Ferramenta extremamente útil para expressar a cidadania em sua plenitude. Vocês estão de parabéns pela criação e gerenciamento da ferramenta”. A manifestação do cidadão Gunnar Trennepohl, recebida em julho, funcionou como motivação à equipe dos ouvidores que percebem a importância de atender bem.
As mensagens de reconhecimento, muitas das quais anônimas, demonstram o retorno do cidadão que vê na ferramenta um canal rápido e eficiente de atendimento. Foram 36 manifestações desde outubro do ano passado. Alguns parabenizam a qualidade, a exemplo de Pedro Novais, que destacou o serviço executado na Ladeira do Calmon.
A Gerente Operacional Hotel Ponta Verde, Edneia Sobral, registrou a satisfação com a agilidade no atendimento a demanda apresentada. “Gostaria de agradecer e elogiar a Prefeitura pela resolução rápida de uma solicitação de serviço. Ontem fizemos abertura de manifesto para tampar um buraco no asfalto na avenida Álvaro Otacílio, em frente ao Hotel Ponta Verde, e hoje já estava tampado. Boas coisas devem sempre ser mencionadas e destacadas e parabenizo a Prefeitura”, disse.
Neander Teles – Secretário do Controle Interno. Foto: Pei Fon/ Secom MaceióOs cidadãos atendidos também destacam a execução de serviços solicitados, atendimento em postos de saúde e em setores das secretarias, assim como a atenção de funcionários do transporte e do cidadão alagoano, no caso dos turistas. “Elogios são importantes para comprovar o retorno do serviço realizado, mas estamos aqui para atender ao contribuinte, ao turista que nos visita e quer uma cidade que satisfaça às suas necessidades. A Ouvidoria está aqui para isso e nós estamos atentos”, declarou o secretário de Controle Interno, Neander Teles.
Como funciona
A Ouvidoria de Maceió recebe uma média de 100 manifestações ao mês e tem um prazo de 20 dias para resposta, conforme o Decreto nº 8.643/2018, mas as estatísticas apontam que a média de atendimento é de 12 dias. As denúncias identificadas ou anônimas têm tratamento diferenciado e passam por processo investigativo até a apuração completa do caso.
O sistema está disponível o endereço: www.ouvidoria.maceio.al.gov.br ou presencialmente nos órgãos públicos de Maceió.