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Resultado do Programa Escolas Ativas será divulgado na terça-feira (3)

A solenidade acontece no auditório do hotel Jatiúca, a partir das 9h

Por Ascom Semed 28/11/2019 10h10
Resultado do Programa Escolas Ativas será divulgado na terça-feira (3)
Reprodução

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em mais uma parceria voltada para a melhoria da educação pública de qualidade, irão apresentar os resultados conquistados no programa Escolas Ativas em Maceió: Tornando Escolas Mais Ativas. A solenidade está marcada para a terça-feira da próxima semana, dia 3, no auditório do hotel Jatiúca, a partir das 9h. A programação contará com a presença do prefeito Rui Palmeira, de representantes do Pnud, do Ministério da Educação (MEC) e da própria Semed. Na oportunidade, serão realizadas as oficinas de ativação das escolas, com a participação de técnicos e gestores da secretaria.

Um dos principais resultados desse projeto foi o desenvolvimento de uma metodologia sobre como ativar escolas, ou seja, como torná-las mais amigas. Serão promovidas quatro oficinas, distribuídas entre as temáticas Ativação das aulas de salas de aulas; Ativação do recreio; Inclusão de meninas e meninos e atividades físicas escolares; e Metodologia de ativação do Projeto Escolas Ativas.

A gerente do Projeto Escolas Ativas pelo Pnud, Vanessa Zanella, informa que a oportunidade será também de compartilhamento de experiências. “No encerramento da programação, lançaremos o Caderno de Desenvolvimento Humano, que representa uma proposta conceitual sobre o que pode significar designar uma escola como ativa e, além disso, elementos que permitem uma aproximação para a medição desse fenômeno”, explicou ela.

A coordenadora de Programas Suplementares da Semed, Edileuza Maciel, acrescentou que o programa desenvolveu nas unidades de ensino da capital o conceito de que transformem os espaços físicos em locais nas quais as atividades não fiquem apenas restritas às aulas de Educação Física. “Porque contribui para que as atividades físicas, cotidianas e as práticas corporais sejam encaradas como um capital para a vida humana e, com isso, tornem as crianças mais ativas não só no seu espaço escolar, mas fora dele. O projeto possibilitou uma pesquisa de Escolas Ativas pioneira no Brasil e que, sem dúvida, servirá de inspiração para outros municípios”, avaliou Edileuza.