Municípios
PIB alagoano: Agropecuária é setor que mais cresceu em 2019
O Estado alcançou um crescimento de quase 2,5%
O secretário Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos, apresentou nesta quinta-feira (19), uma estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado relativos ao terceiro trimestre de 2019 e ao acumulado do ano. Segundo o secretário, Alagoas está tendo um crescimento de quase 2,5% maior que o Brasil. No estado, o setor que mais cresceu foi o de agropecuária.
Segundo um levantamento feito pela Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), de janeiro a setembro, a economia de Alagoas teve uma alta de 2,44% em relação ao mesmo período de 2018. Os dados levam em conta o desempenho das atividades da agropecuária, serviços e indústria.
Conforme explicou Marques, a indústria no estado basicamente se manteve instável. “Mas no segundo e terceiro trimestre, em relação ao ano passado, houve uma queda”, explicou.
Já no terceiro trimestre, o grande diferencial de Alagoas, foi o setor agro. “Nós estávamos crescendo e continuamos fortemente. Ele apresentou uma variação de 13,26% em relação ao mesmo período do ano anterior. O dado também foi maior que o do Brasil que alcançou variação de 1,40% no mesmo período”, disse o secretário.
"A indústria tem caído um pouco, só que o setor agropecuário cresce muito fortemente. A agropecuária tem ganhado peso não pela queda da indústria, mas porque está crescendo mesmo. Ela iria crescer independente do crescimento do setor da indústria", justificou o secretário.
Ainda de acordo com os dados, o setor de serviços apresentou uma variação de 1,04% no período da análise. O dado diz respeito ao valor gerado com a atividade produtiva, tendo subtraído o consumo intermediário.
A construção civil apresentou um crescimento de 1,07%. Já a indústria apresentou uma queda de 4,62%.
Sobre Alagoas ser destaque no crescimento da produção de gás, o secretário afirmou que o estado tende a se destacar e pode ocupar o 3º lugar no ranking nacional na produção de gás a médio e longo prazo.