Municípios
TJAL passa por auditoria externa para receber ISO 9001
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) passa por auditoria externa, nesta segunda-feira (10), para verificar se os requisitos da norma ISO 9001 estão sendo cumpridos. O trabalho é feito pela empresa QMS Brasil.
De acordo com o auditor Eduardo Tortorette, será verificado como o TJAL se planejou para atender à norma. “Vamos também avaliar a questão da infraestrutura e quantidade de colaboradores. A primeira fase da auditoria ocorre hoje e a segunda em março”, explicou.
Ao final do processo, a empresa dirá se o Tribunal está apto a receber o certificado internacional de qualidade, que objetiva padronizar e otimizar os fluxos de trabalho nas unidades do Judiciário. “Nós auditores temos autonomia para recomendar a certificação. Esse processo passa por um crivo técnico tanto no Brasil quanto na Austrália, onde fica a sede da empresa”, afirmou Tortorette.
Para o vice-presidente do TJAL, desembargador Sebastião Costa Filho, a certificação internacional será positiva para o Judiciário estadual. “Nossa intenção é melhorar a prestação jurisdicional o máximo possível, atendendo bem a população, os magistrados e servidores”.
De acordo com a assessora Catalina Velásquez, da Assessoria de Planejamento e Modernização do TJAL, a auditoria externa analisará o sistema de gestão da qualidade implantado pelo Judiciário em janeiro do ano passado e que engloba 11 unidades, sendo cinco judiciais e seis administrativas.
“Essa auditoria é neutra e vem para constatar as conformidades que estão sendo trabalhadas pelas unidades de acordo com os requisitos da ISO”, pontuou.