Municípios

Dia do Esportista: projetos incentivam atividade física

Aulas gratuitas, orientadas por educadores físicos, atraem maceioenses que buscam melhorar a qualidade de vida

Por Ascom Semtel 19/02/2020 11h11
Dia do Esportista: projetos incentivam atividade física
Foto: Maurício Manoel/Ascom Semtel

O Dia do Esportista, comemorado nesta quarta-feira (19) no calendário brasileiro, celebra atletas profissionais e amadores e todos que, em meio à rotina, dedicam uma parcela do tempo à prática de alguma atividade física, como correr, pedalar, nadar, caminhar. A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), aproveita a data para reafirmar o compromisso com o desenvolvimento do esporte local e comemorar as conquistas dos projetos que levam qualidade de vida à população.  

Seja uma caminhada na Orla de Maceió ou a prática regular de alguma modalidade esportiva, a importância de se identificar com uma atividade física faz qualquer um superar certas limitações e, consequentemente, elevar a saúde e a qualidade de vida.

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2019, a expectativa de vida do alagoano chega a 72,3 anos de idade, e uma das causas do aumento progressivo da faixa etária da população é a prática regular do esporte aliada a uma alimentação saudável. 

Acima desta média está o simpático Helli Tavares, de 74 anos. Aluno assíduo do Projeto Corre Maceió, promovido pela Semtel, o aposentado quase foi  jogador de futebol profissional quando jovem, mas desistiu e enveredou para novas modalidades.  

“Joguei muito futebol desde a infância, mas não quis ser jogador profissional porque não dava resultado no cenário alagoano antigamente. Então continuei praticando somente para manter a saúde. Como o futebol é um esporte de muito contato físico, aos 47 anos parei de jogar bola e parti para outros exercícios. Agora faço academia, corro cerca de 6km por dia, danço, treino artes marciais e não sinto cansaço, não dói em canto nenhum”, declarou.

Embora sinta-se orgulhoso pela boa condição de saúde atualmente, o Sr. Helli quase jogou pelo ralo sua vivência no esporte quando se rendeu ao cigarro enquanto morava na cidade de Santana do Ipanema, interior de Alagoas, há 35 anos.

“Na cidade em que eu morava, devido à rotina do trabalho, eu acabei fumando muito. Praticamente deixei de me exercitar e dei espaço ao cigarro. Isso até eu entupir as artérias e ter que fazer uma cirurgia de emergência seis anos atrás. Hoje, tenho quatro pontes de safena no coração”, disse.

Já morando em Maceió, o aposentado reativou o lado esportista que havia adormecido e passou a praticar exercício regularmente. No ano passado, Helli conheceu o Corre Maceió e se tornou um aluno dedicado, que não falta aulas e faz todos os exercícios.

“O senhor Helli é um dos exemplos de dedicação e amor à qualidade de vida que temos aqui no projeto. O carisma e entusiasmo dele acabam dando suporte aos demais alunos. Isso impulsiona as aulas, que ficam leves e mais descontraídas, além de motivar os outros colegas”, lembrou o professor do projeto, Jobenilson Leonino dos Santos – o Galego.

O Corre Maceió acontece às segundas, quartas e sextas-feiras na Academia Maceió – Unidade Jatiúca. A inscrição é gratuita e apenas é solicitada a contribuição com dois pacotes de leite em pó por mês, que serão destinados às comunidades carentes da capital alagoana.

De acordo com o titular da Semtel, Jair Galvão, a Prefeitura desenvolve uma série de programas de incentivo à pratica de vários modalidades, além de apoiar e captar diversos eventos esportivos regionais, nacionais e internacionais ao longo do ano. “Apostamos nos projetos gratuitos como uma forma de incentivar a prática esportiva entre os maceioenses, seja escolar, universitária, amadora ou profissional. Projetos como o Corre Maceió, voltado para uma modalidade específica, as Academias Maceió, as aulas de dança, pilates, ginástica funcional e o Praia Acessível, que promove a inclusão social das pessoas com deficiência por meio do esporte, são algumas das iniciativas da Prefeitura que colaboram para desenvolvimento humano, a qualidade de vida e a saúde da população”, avaliou.

Além do Corre Maceió, a Prefeitura mantém ativos outros projetos gratuitos para todas as idades: Viva Vôlei, Lazer Itinerante, Escolinhas de Futsal e Beach Soccer, Academias Maceió (Jatiúca e Feitosa), Lazer e Saúde no Vera Arruda, além de estações de ginásticas espalhadas pela cidade.