Municípios
Greve da Educação se fortalece com luta e mobilização nas ruas de Arapiraca
Em greve desde a última sexta-feira (6), trabalhadoras/es da educação da rede municipal de Arapiraca estão cumprindo agenda intensa de luta e mobilização organizada pelo Sinteal. As principais reivindicações são a implantação do reajuste do piso nacional de 12,84% para toda a categoria e a denúncia contra a redução de quadro de pessoal causando sobrecarga de trabalho.
No primeiro dia (sexta), foi realizado um protesto no Centro Administrativo. “Foi uma forma que encontramos de comunicar a população sobre a greve, e explicar as razões legítimas da luta. Foi um momento muito interessante, teve boa visibilidade e nos fortaleceu”, disse André Luiz, dirigente do Sinteal.
A mobilização continuou com uma panfletagem no centro da cidade nessa segunda (9), e grande passeata na manhã desta terça (10). A greve é por tempo indeterminado, e o Sinteal se mantém aberto para negociar. “Esperamos que a gestão municipal reconheça a importância da educação pública para a população e cumpra sua obrigação valorizando os profissionais”, disse André.
Antes de decidir pela greve, a categoria tentou o dialogo através de iniciativas do Sinteal, mas a gestão não sinalizou com nenhuma proposta de acordo. O secretário de educação recebeu os representantes no dia 18 de fevereiro, mas não apresentou proposta.