Municípios

Escolas particulares de Maceió decidem antecipar férias por causa do coronavírus

Por Gazetaweb.com 17/03/2020 09h09
Escolas particulares de Maceió decidem antecipar férias por causa do coronavírus
AILTON CRUZ

As escolas particulares de Maceió decidiram antecipar as férias de julho como forma de prevenção ao avanço do novo coronavírus. A suspensão das aulas tem início na próxima quarta-feira (18) e deve seguir até o dia 2 de abril. 

A decisão foi anunciada na segunda-feira (16) pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Alagoas (Sinepe/AL). A estimativa é de que 300 escolas fechem as portas temporariamente na capital alagoana. 

Após uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Educação, do Governo do Estado, do Sinepe e demais instituições de ensino, ficou definido que, em contrapartida, as aulas nas escolas públicas da rede estadual e do município de Maceió seguem normalmente. 

De acordo com o secretário de Estado da Educação de Alagoas, Luciano Barbosa, "não é exatamente o momento" para tomar decisão semelhante a da rede privada. O secretário ponderou que há especificidades na rede pública que impedem o interrompimento imediato, entre elas, o fato de muitos alunos dependerem da merenda escolar.

A secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Rezende Dórea, usou os dados para justificar a decisão. "O Estado de Alagoas não tem ainda a epidemia exacerbada. Nós temos um único caso confirmado, que é caso importado. Não temos nenhum caso de transmissão local ou comunitária", lembrou.

Ainda de acordo com a secretária de Maceió, nesta terça-feira (17), haverá uma reunião com os diretores das escolas da rede municipal de Maceió. "Não precisamos criar pânico nas nossas escolas. Em algum momento é possível que a gente tenha que fechar, mas nós temos que preparar as escolas, as famílias, a comunidade", afirmou.

Em relação às unidades de ensino superior, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informou que as aulas e as demais atividades da instituição estão suspensas por prevenção ao coronavírus. A medida começa a valer a partir desta terça-feira (17) e segue por tempo indeterminado. 

As instituições privadas de ensino superior não tomaram decisão unânime. Algumas delas, como a Uninassau, o Centro Universitário Cesmac e o Grupo Tiradentes informaram que decidiram suspender as aulas. 

Em nota, o Grupo Tiradentes informou que as atividades acadêmicas do Centro Universitário Tiradentes em Alagoas - Unit AL serão suspensas a partir desta terça-feira (17), retornando as atividades no dia  24 de março.

O mesmo se aplica para as atividades internas do campus da Unit AL (nas Clínicas de Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Enfermagem) e externas (estágios obrigatórios e supervisionados). Com isso, a comunidade externa que usufrui dos serviços prestados pelos nossos espaços clínicos será notificada quanto ao remanejamento dos atendimentos.

No entanto, para não haver prejuízo à comunidade acadêmica, bem como buscar o cumprimento da carga-horária das disciplinas e estágios, o calendário letivo será reestruturado e divulgado posteriormente nos canais oficiais do Grupo Tiradentes e suas unidades.