Municípios
Profissionais dos Caps de Maceió fazem videoconferência para discutir Saúde Mental
Com objetivo de integrar as ações e o atendimento aos usuários mesmo com o isolamento social
A Gerência de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde realizou, na manhã desta quarta-feira (8), uma videoconferência com os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial do Município (Caps).
Responsável pelo atendimento dos usuários, os Caps de Maceió estão encontrando alternativas para desenvolver o atendimento. “Cada um está criando uma maneira de fazer esse contato, fazendo videoconferência com os usuários que usam aplicativos e se comunicam por redes sociais, visitas e outras estratégias”, relata a Izolda Dias.
De acordo com a gerente de Atenção Psicossocial, Izolda Dias, essa iniciativa visa garantir a assistência aos usuários. “Normalmente nos reunimos quinzenalmente, mas, com essa questão da pandemia e não estarmos tendo esse contato presencial usamos essa estratégia, tendo como objetivo saber como estão sendo desenvolvidas as ações pelos Caps, e também orientar e passar informações necessárias para o bom andamento do nosso trabalho”, explica.
A intenção é garantir a assistência aos usuários que se tornam ainda mais vulneráveis quando precisam modificar suas rotinas, sendo fundamental a permanência do tratamento. Os atendimentos virtuais também têm sido realizados com as famílias dos usuários dos Caps e a equipe tem orientado sobre os cuidados e prevenção contra o coronavírus (covid-19). Os profissionais seguem ainda ofertando assistência aos usuários das Residências Terapêuticas, orientando sobre os cuidados que eles devem ter diariamente.