Municípios

Governo inicia entrega de 200 mil cestas básicas aos municípios alagoanos

Meta é dar segurança alimentar às famílias em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia de coronavírus

Por Agência Alagoas 19/04/2020 10h10
Governo inicia entrega de 200 mil cestas básicas aos municípios alagoanos
Reprodução - Foto: Reprodução

O governo do Estado iniciou neste sábado (18) a entrega das 200 mil cestas básicas aos 102 municípios. Num esforço logístico de aquisição, critérios de entrega e determinação do público-alvo, dentro dos trâmites legais, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) busca garantir a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Num trabalho conjunto entre a Seades e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a perspectiva é que, ao longo das próximas quatro semanas, seja concluída a distribuição em todas as cidades.

Em articulação com as prefeituras municipais e interlocução com os gestores, a AMA elaborou o escalonamento de distribuição das cestas aos municípios. Neste sábado (18), a entrega contemplou cinco deles. Hoje (19), mais 14 receberão os alimentos. Por meio de lotes com 50 mil cestas básicas cada um, o cronograma prevê que o primeiro lote se encerre na próxima quarta-feira (22) e se dê continuidade ao segundo lote já na quinta-feira (23).

As prefeituras municipais, dentro de sua logística de recebimento, poderão retirar seu quantitativo de cestas de uma única vez, ou permanecer com crédito e receber o restante posteriormente.

Entre as ações articuladas pela Seades, está previsto que os alimentos sejam distribuídos a partir de dois municípios: Arapiraca e Maceió. A princípio, a entrega ocorre em Arapiraca, mas, na próxima semana, Maceió servirá como ponto de distribuição. A intenção é que as prefeituras municipais possam escolher em qual dos dois locais a retirada dos produtos ocorre mais facilmente.

Serão contempladas as famílias na faixa de extrema pobreza, num cruzamento de informações entre os dados do CadÚnico e dados da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). As prefeituras municipais ficarão responsáveis pela entrega às famílias beneficiárias.