Municípios

Em AL agências da Caixa passam a abrir a partir das 8h da manhã

Horário especial de funcionamento começa já a partir desta quarta-feira e é uma das medidas para o combate à Covid-19

Por Ascom AMA 22/04/2020 12h12
Em AL agências da Caixa passam a abrir a partir das 8h da manhã
Reprodução - Foto: Reprodução

Em mais uma webconferência , o superintendente da Caixa em Alagoas, Sander Farias, anunciou que as agências vão abrir às 8h a partir desta quarta-feira (22). Desde o período da pandemia, os bancos estavam abrindo às 10h, com 50% dos funcionários para atendimento. O superintendente também anunciou que as loterias também terão abastecimento de dinheiro reforçado após um acordo com empresa transportadora de valores, mesmo com uma logística difícil porque algumas cidades estão a  mais de 300 quilômetros de Maceió. Com o pagamento do auxílio emergencial e o efetivo reduzido, a demanda aumentou consideravelmente , o que também torna o agendamento  muito difícil, explicou.

A solicitação foi feita pela presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Pauline Pereira, que tem participado de uma série de reuniões com os representantes dos bancos, OAB, Lotéricos e Procon para tentar evitar aglomerações e filas .

Como maior agente pagador , a Caixa tem  60 pontos de atendimento, 52 agências e 189 lotéricas. “Com a liberação do auxilio emergencial, além dos 400 mil beneficiários do Bolsa Família e todos os outros pagamentos realizados pela Caixa, a demanda passou a ser a maior já  vista na história”, destacou Sander ao explicar também os cuidados que estão sendo tomados para prevenir a saúde de trabalhadores e clientes.

Pauline Pereira destacou que abrir mais cedo pode auxiliar um dos grandes desafios que é a organização das filas nos bancos e lotéricas. “O FPM teve uma queda, mas foi aprovada a recomposição referente a março. O ICMS também teve uma grande queda de 30%. As prefeituras estão em uma situação delicada”, afirmou a presidente da AMA, ao destacar a sobrecarga de serviços  e informar que os municípios estão ajudando como podem.

Uma das sugestões , ainda em análise por procuradores, é a transferência de servidores que não estão em home office para ajudar nesse disciplinamento.  A presidente também solicitou aos agentes bancários a listagem da população com direito ao recebimento para que equipes do CRAS e CREAS possam atuar e levar informações sobre horários e evitar aglomerações.

A presidente também informou que os gestores estão sendo orientados, na medida do possível, a tomar algumas medidas como divulgar os horários de auto atendimento, bloquear o trânsito nas ruas onde houver agência bancária ou lotérica e escalonar o pagamento da folha de pessoal. Medidas que podem diminuir as filas e evitar a propagação do vírus.

A presidente do Sindicato dos Agentes Lotéricos de Alagoas, Flávia Januário, demonstrou a preocupação com lotéricas em que pequenos empresários estão com a responsabilidade de levar à população o auxilio emergencial.  Também  mostrou a impossibilidade do gerenciamento externo tendo em vista que, principalmente no interior, as unidades são administradas por famílias, no máximo um funcionário e que 12 já pediram autorização à Caixa para fechamento. Mesmo assim ela garantiu que internamente todos os cuidados estão sendo mantidos com o atendimento exclusivo para idosos em horário diferenciado. “Nosso maior problema chama-se cliente, que não respeita a sinalização e as orientações. Hoje ou os lotéricos têm ajuda, ou vão fechar”, citando que o valor que recebem por pagamento, de R$ 0,83 centavos, não teve correção mesmo diante de tantos riscos e com o esforço que todos estão fazendo para pagar o auxílio emergencial à população. Nosso foco – fazer jogos e consignados- onde o agente consegue ter melhor rendimento, está ficando em segundo plano, acrescentou.

No Banco do Brasil a preocupação também é grande porque os problemas são praticamente os mesmos. “Com o final do mês chegando e a proximidade do pagamento do INSS e servidores públicos, mesmo com a manutenção do atendimento a partir das 10h, vamos intensificar a comunicação nas cidades para reduzir o fluxo nas agências”, disse o superintendente Eduardo Lima, que também anunciou a contratação de terceirizados para orientador de fila, mas a medida ainda pode demorar.

Os prefeitos Joaquim Beltrão, Marcius Beltrão, Padre Eraldo, Maristela Sena, José Cícero e Adelminho Calheiros foram alguns que participaram opinando e demonstrando suas dificuldades, tanto em cidades pequenas, como em pólos. A hora é da construção de soluções conjuntas para que se garanta que o dinheiro chegue as pessoas e as mesmas não adoeçam. O atendimento através de senhas foi uma das sugestões apresentadas, bem como o contato direto entre os gerentes das agências e os presidentes de gabinetes de crise dos municípios para definição de estratégias locais para acabar com as filas.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas, Nivaldo Barbosa e o diretor presidente do Procon Alagoas Daniel Sampaio também acompanharam a web reunião e se prontificaram a colaborar, através de posicionamentos jurídicos em casos de legitimidade de ações. Uma delas, já colocada pela AMA, é o trabalho de servidores para auxiliar a organização externa de bancos e lotéricas. Há também o questionamento sobre a suspensão de pagamento de consignados , o que já está sendo analisado pela Febraban e deve ser solucionado até a próxima sexta feira, como disse o superintendente da Caixa, Sander Farias. Sobre o uso de militares do tiro de guerra no disciplinamento, não existe a possibilidade desse reforço porque essa é uma prerrogativa federal.