Municípios
Delmiro Gouveia registra 1a morte por Covid-19 do alto sertão de AL
Óbito anunciado pelo município de Batalha em 30 de abril ainda não entrou no boletim da Sesau
Com apenas um caso de Covid-19 confirmado até agora, Delmiro Gouveia, município alto serão alagoano registrou o primeiro óbito provocado pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) desse sábado (02/05).
A vítima foi um homem de 72 anos, que residia em Delmiro Gouveia e era diabético e cardíaco e estava internado no Hospital Veredas.
No dia 30 de abril a Secretaria de Saúde de Batalha informou o primeiro óbito no município de causado pelo novo coronavírus, mas a informação ainda não foi registrada oficialmente no Boletim Epidemiológico.
Além de Delmiro Gouveia, com um caso confirmado e Batalha com dois casos confirmados, outros três municípios do sertão alagoano já registram contaminação pelo novo coronavírus: Santana do Ipanema, Palestina e Olho d’Água das Flores, cada uma com um caso.
Avanço
De acordo com o boletim foram registrados mais 145 casos de Covid-19 em Alagoas. Até o momento, o estado tem um total de 1.371 casos confirmados do novo coronavírus, dos quais 957 estão em isolamento domiciliar e 120 internados em leitos públicos e privados, sendo 41 em UTI e 79 em enfermaria. Outros 239 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 800 casos em investigação laboratorial.
No boletim desse sábado, foram confirmadas laboratorialmente cinco novas mortes ocorridas no dia 1º de maio, sendo quatro vítimas do sexo masculino e uma do feminino. Três vítimas residiam em Maceió, uma em União dos Palmares e a outra em Delmiro Gouveia e tinham entre 46 e 91 anos.
A primeira morte foi de uma mulher de 91 anos que residia em União dos Palmares, não tinha comorbidades e morreu no Hospital Universitário (HU).
A segunda morte ocorreu no Hospital Veredas e teve como vítima um homem de 72 anos, que residia em Delmiro Gouveia e era diabético e cardíaco.
A terceira morte também ocorreu Hospital Veredas e a vítima foi um homem de 46 anos, que residia em Maceió e não tinha comorbidades. No Hospital da Mulher ocorreu a quarta morte, tendo como vítima um homem de 69 anos, que residia em Maceió e era diabético. Já a quinta morte ocorreu no Hospital Sanatório e a vítima era um homem de 63 anos, que era tabagista e residia em Maceió.
Saiba mais:
Alagoas tem 1.371 casos da Covid-19 e 58 óbitos
Informe Epidemiológico 2 DE MAIO DE 2020
Transmissão comunitária
Ao anunciar o primeiro caso de Covid-19, no último dia 24 (o mesmo que veio a óbito no dia 1o de maio), a prefeitura de Delmiro Gouveia descartou a possibilidade de transmissão comunitária pelo novo coronavírus no município.
“Na tarde da última sexta-feira, 24 de abril, a Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas divulgou o resultado positivo para o COVID-19 de um paciente delmirense internado no HGE. O paciente de 72 anos havia dado entrada na UPA em Delmiro Gouveia no dia 15 de abril com sintomas de infarto. No dia 16 foi transferido para o HGE e, desde então, permaneceu na unidade de saúde. No dia 21, terça, apresentou sintomas gripais e foi realizado o teste para o novo coronavírus”, diz texto da assessoria da prefeitura.
“Com o resultado positivo, a equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Delmiro Gouveia, iniciou o rastreio e a aplicação dos testes rápidos em familiares e nos profissionais de saúde que atenderam o paciente em Delmiro Gouveia. 18 pessoas foram testadas e todos os resultados foram negativos”, continua o texto.
Leia aqui na íntegra a informação da prefeitura:
Após rastreio, transmissão comunitária do COVID-19 em Delmiro Gouveia é descartada.