Municípios
Delmiro e Santana faz videoconferência sobre atendimento aos pacientes com a Covid-19
Defensores públicos e promotores dos dois municípios e o secretário adjunto da Saúde de Delmiro também participaram das discussões
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Rodrigo Buarque, a secretária executiva da entidade Sylvana Medeiros e gestores da Saúde de Delmiro Gouveia, Petrúcio Wanderlei e de Santana do Ipanema Normanda Santiago participaram nessa segunda-feira (4) de reunião por videoconferência para tratar de assuntos pertinentes ao Covid-19. Defensores públicos e promotores dos dois municípios e o secretário adjunto da Saúde de Delmiro, Fernando Cruz, também participaram das discussões.
Foram discutidos a abertura do serviço de atendimento a pacientes com o Covid-19 em Santana do Ipanema, com a instalação de todos os equipamentos necessários para o funcionamento do serviço no Hospital Regional de Santana do Ipanema; a fixação de uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para a 10ª Região de Saúde; além de ser revista a necessidade de equipamentos para a Unidade de Pronto Atendimento de Delmiro Gouveia.
Ficou acertada na reunião, com o compromisso do secretário executivo de Ações de Saúde do estado de Alagoas, Marcos Ramalho, a fixação de uma USA em Delmiro para garantir a estabilidade e celeridade na transferência de pacientes da 10ªRS, enquanto durar a pandemia. Para tanto, ficou agendado para esta semana (até o dia 8) uma visita técnica para avaliação da estrutura do prédio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Delmiro para recebimento de profissionais para instalação do Samu naquela localidade.
O secretário executivo de Ações de Saúde do Estado de Alagoas, Marcos Ramalho assumiu o compromisso de, no mais breve espaço de tempo, atender ao pleito de Santana do Ipanema, no que diz respeito à efetiva funcionalidade dos leitos para o atendimento de pacientes com o Covid-19, considerando que a reforma do Hospital Regional de Santana já está finalizada, aguardando apenas os equipamentos por parte do Estado.