Municípios
Após denúncia, Sinfra lança nota com medidas de segurança adotadas pela Ufal
A denúncia foi feita ao JAL por uma funcionária da empresa, onde alegou a falta de equipamentos
Após denúncia divulgada pelo Jornal de Alagoas na tarde dessa terça-feira (5), sobre a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e outros materiais como máscaras e luvas, para funcionários da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) encaminhou uma nota com as principais abordagens do plano de contingência, apresentado pela empresa terceirizada contratada pela instituição.
"Qualquer anormalidade deverá ser acionada a gestão do contrato na Sinfra, através da coordenação de manutenção predial e viária, superintendência ou reportar o fato ou não conformidade a Ouvidoria da Universidade, que acionará a Sinfra para adoção de medidas administrativas", diz a nota.
A denúncia foi feita ao JAL por uma funcionária da empresa, que preferiu não se identificar, onde alegou a falta de equipamentos de segurança, mesmo após solicitado. "Eles não estão dando nem luva e nem máscara pra gente, estou há três semanas pedindo luvas e eles não dão, exigem que a gente use máscara mas não fornecem", disse.
Leia a nota da íntegra
A EMPRESA SOLL SERVIÇOS, OBRAS E LOCAÇÕES LTDA, através dos seus gestores apresentou o seu plano de contingência e atendeu o PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID-19 da UFAL, de 16 de março DE 2020, bem como à INSTRUÇÃO NORMATIVA do Ministério da Economia Nº 21, DE 16 DE MARÇO DE 2020 e as RECOMENDAÇÕES COVID-19 - CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS
O PLANO APRESENTADO CONSIDEROU COMO DIRETRIZ:
1. Adoção de meios necessários para intensificar a higienização das áreas com maior fluxo de pessoas e superfícies mais tocadas, com o uso de álcool gel (maçanetas, corrimões, elevadores, torneiras, válvulas de descarga etc.), fornecimento de EPIs para proteção contra a COVID-19;
2. Promoção de campanhas internas de conscientização dos riscos e das medidas de prevenção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19), observadas as informações e diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde;
3. Levantamento de quais são os prestadores de serviços se encontram no grupo risco (portadores de doenças crônicas, histórico de contato com suspeito ou confirmado para COVID-19 nos últimos 14 dias, idade acima de 60 anos etc.), para avaliação da necessidade de haver suspensão* ou a substituição temporária na prestação dos serviços desses terceirizados.
Em resumo as medidas adotadas e compromissos apresentados à UFAL pela empresa são:
1 – Reuniões e palestra com todos os colaboradores para orientá-los sobre a Pandemia com material didático.
2 - EPI’s, produtos e materiais disponibilizados atendendo a MP de 21.04.20 e todas as resoluções trabalhistas e NRs do Ministério do trabalho para cada função.
3 – Orientações intensificada quanto a higienização em áreas com maior fluxo de pessoas e superfícies mais tocadas, com o uso de álcool a 70%, como maçanetas, corrimões, elevadores, torneiras, válvulas de descargas, etc.
4 – Levantamento de colabores em grupo de risco de óbito do COVID-19 para afastamento de jornada de trabalho.
5 – Escala de trabalho com revezamento e horários atendendo orientações da UFAL no intuito de minimizar aglomeração de pessoas.
6 - Disponibilizado informativo sobre o COVID -19 a todos os colaboradores que devem ter no carrinho funcional durante sua jornada de trabalho;
7 - Parceria da UFAL com a UFAL para propagar em suas mídias ações que visem esclarecer e atender o público acadêmico, servidores e visitantes em época de pandemia.
Comunicamos que qualquer anormalidade deverá ser acionada a gestão do contrato na SINFRA, através da coordenação de manutenção predial e viária, superintendência ou reportar o fato ou não conformidade a Ouvidoria da Universidade que acionará a SINFRA para adoção de medidas administrativas. A SINFRA se coloca à disposição para sanar qualquer anormalidade que venha a colocar em risco qualquer colaborador, servidor, aluno ou usuário dos campi da UFAL.
Para mais informações: Em denúncia ao JAL, funcionária da Ufal diz que não recebeu EPI como divulgado