Municípios
Nova Central de Triagem começa a ser montada no Shopping Pátio Maceió
Com o novo suporte, a Sesau objetiva desafogar o atendimento que já ocorre na unidade do Trapiche
A montagem da nova Central de Triagem para atender pacientes com síndromes gripais segue a todo vapor no bairro do Benedito Bentes. Na manhã dessa quinta-feira (07), a cobertura da estrutura começou a ser erguida no estacionamento do Shopping Pátio, onde iniciará o funcionamento até o final da próxima semana.
Com o novo suporte, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) objetiva desafogar o atendimento que já ocorre na unidade similar, inaugurada no último dia 14 abril, no Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche.
O projeto segue o mesmo padrão – 04 consultórios, 16 poltronas de medicação e área de espera para 60 pessoas –, com funcionamento 24 horas, sete dias por semana, e capacidade para realizar até 300 atendimentos por dia.
“Um aprimoramento é que, diferentemente da central no Ginásio do Sesi, já vamos inaugurar a nova central com um laboratório para exames, como hemograma, urina e outros, para fazer o diagnóstico diferencial e identificar qual a síndrome gripal ou patologia relacionada o paciente apresenta”, explica Geonice Peixoto, assessora da Superintendência de Atenção à Saúde da Sesau. “Fizemos uma parceria com o Shopping Pátio e deixamos um espaço para expansão, caso seja necessário”, complementa.
Apesar de não ser uma central de testagem, o local realizará testes rápidos para detectar o novo coronavírus, mas, atenção: apenas em pacientes que apresentam sintomas gripais característicos da Covid-19 (tosse seca, febre persistente, cansaço e dificuldade para respirar) há pelo menos sete dias.
A ideia, de acordo com o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, é o que o Governo ofereça novas vias de atendimento à população de todo o estado e não deixe ninguém que apresente sintomas da Covid-19 sem assistência. "Iremos também fazer uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, para que possamos ter várias portas de entrada para os pacientes que estejam com sintomas semelhantes aos de Covid-19", afirma.
A ordem de atendimento obedece ao chamado Protocolo de Manchester, uma espécie de classificação de risco que determina as prioridades de acordo com a gravidade do paciente. “Uma enfermeira realiza a primeira triagem, com exame físico, aferição de temperatura e sinais vitais. Na sequência, o usuário é encaminhado ao consultório médico. A partir do diagnóstico, o médico decide se há a necessidade de aplicar medicação, e então a pessoa pode ser liberada ou o encaminhada para outra unidade”, detalha a assessora técnica da Sesau.
No interior
O Governo do Estado também prepara a instalação de mais três centrais de triagem em municípios do interior. Os projetos para Arapiraca, Porto Calvo e Santana do Ipanema seguem na fase de elaboração.
Na segunda maior cidade de Alagoas, a Central de Triagem será construída em um ginásio situado nas imediações do Parque Ceci Cunha. A unidade terá capacidade para realizar até 150 atendimentos por dia e, como diferencial, uma estrutura anexa que abrigará leitos de retaguarda, também chamados de leitos intermediários para casos de média complexidade.
Em Porto Calvo e Santana do Ipanema, os terrenos onde as centrais de triagem serão levadas já estão sob avaliação.