Municípios

Alagoas tem o maior tempo de espera do País para conseguir aposentadoria no INSS

Alagoano espera em média 90 dias para conseguir o benefício federal

Por Gazeta web 01/06/2020 19h07
Alagoas tem o maior tempo de espera do País para conseguir aposentadoria no INSS
Imagem Ilustrativa, Foto: Reprodução

O tempo médio para conseguir um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Alagoas é o maior do País, segundo o Boletim Estatístico da Previdência Social divulgado pelo órgão nesta segunda-feira (1). Segundo os dados, o alagoano levou em média 90 dias para conseguir o benefício em março. Por lei, os pedidos devem ser analisados em um prazo de até 45 dias.

O levantamento mostra que o tempo médio para conseguir o benefício do INSS no País foi de 69 dias. Goiás apresentou o menor tempo, com 55 dias. Seguido de São Paulo (56), Rio de Janeiro e Santa Catarina (ambos com 59 dias).

Além de Alagoas, o Piauí e o Tocantins também apresentaram o mesmo prazo de 90 dias. Em seguida aparecem o Maranhão (87), Bahia (87), Acre (85) e Sergipe (84). Em todo o País, segundo o boletim do órgão, em março havia 1,8 milhão de requerimentos de benefícios previdenciários aguardando análise pelo INSS. Os números de Alagoas não foram divulgados.

Desse total, 1,2 milhão esperavam pela primeira avaliação dos seus requerimentos e 520 mil já haviam passado pela análise e necessitavam cumprir exigências do INSS para serem pagos.

O boletim mostra também que em março, o INSS indeferiu 4.838 pedidos de benefícios em Alagoas, uma retração de 19,73% em relação ao número de pedidos feitos no mesmo mês do ano passado. Em todo País, foram indeferidos 286,8 mil pedidos - queda de 26,7% ante março de 2019.

Além disso, foram cessados 4.699 benefícios em Alagoas - volume correspondente a 1,31% do total de benefícios no estado. Em todo o País, segundo o INSS, foram cessados 357,3 mil benefícios.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o INSS suspendeu o atendimento presencial nas agências como medida de enfrentamento da doença. Nesse período, os pedidos de serviços previdenciários e assistenciais deverá ser feito pela internet ou pelo telefone 135.