Municípios

Hospital tem uma das menores ocupações entre unidades de AL

Após dez dias, hospital Regional do Norte está quase vazio, mas ajudou a abrir a economia

Por Blog do Edivaldo Junior 17/07/2020 14h02
Hospital tem uma das menores ocupações entre unidades de AL
Imagem Ilustrativa / Foto: Reprodução

Inaugurado há dez dias, o Hospital Regional do Norte, segue com uma das menores ocupações entre todas as unidades de Alagoas destinadas ao tratamento de pacientes com Covid-19.

O equipamento tem 60 leitos, sendo dez UTIs e 50 clínicos, com ocupação, respectivamente de 2 (10%) e 2 (4%) – no total, menos de 7% de ocupação.

Apesar da baixa ocupação, o que aponta para a perda de força da pandemia na região norte do Estado, o hospital cumpre um papel estratégico. Sem ele, a região não teria avançado para a fase laranja do plano de distanciamento social controlado do Estado. Foi a área do Estado para avançar para a nova etapa, fora a grande Maceió.

 Segundo matéria publicada no blog do jornalista Edivaldo Jr, o governador Renan Filho promete que hospital será aberto para o tratamento de outras doenças assim que a propagação da Covid-19 for controlada.

Em todo o Estado, a ocupação de leitos exclusivos para Covid-19 vem diminuindo gradativamente nos últimos dias, na medida em que o número diário de novos casos da doença vem diminuindo.

No mais recente boletim de ocupação de leitos da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado nesta quinta-feira (16), Alagoas tem um total de 1.304 leitos e destes 497 ou 38% estão ocupados.

A demanda é maior nas UTIs. Das 268 disponíveis, 161 ou 60% estão ocupadas. Já as UTIs intermediárias (UI) tem ocupação mais baixa. Dos 51 leitos em todo o Estado, apenas 14 (23%) estão ocupados. Dos 985 leitos clínicos, somente 322 ou 33% estão ocupados.

Os números de ocupação de leitos, a evolução epidemiológica da Covid-19 e o mapa de isolamento social apontam para a possibilidade de evolução de Alagoas para outras fases da pandemia.

Mesmo com o avanço da capital para a fase laranja, os índices de isolamento social não pioraram no Estado. Ao contrário. Estão melhores que os números registrados no período de 15 dias em que todo Estado estava na fase vermelha.

Nessa quarta-feira (14) o IIS ficou em 40,5% em todo no Estado. Na média dos últimos dias ficamos sempre nessa faixa (veja o mapa).

Ainda de acordo com o jornalista, apesar de índices de isolamento social abaixo do recomendado por epidemiologistas, sem lockdown, com muitas pessoas circulando sem máscaras, reabertura de diversos setores Alagoas parece estar vencendo á pandemia.