Municípios

Shoppings em Maceió reabrem com movimentação intensa apesar do horário reduzido

Horário de funcionamento foi reduzido (até as 20h)

Por Gazetaweb 20/07/2020 19h07
Shoppings em Maceió reabrem com movimentação intensa apesar do horário reduzido
Praça de alimentação também funcionou com mesas distantes umas das outras FOTO: AILTON CRUZ

A reabertura de shoppings em Maceió, nesta segunda-feira (20), foi marcada pela intensa movimentação nas lojas e corredores. Os estabelecimentos reabriram adotando uma série de medidas sanitárias de combate à Covid-19, após meses fechados durante a fase mais aguda da pandemia. O horário de funcionamento foi reduzido (até as 20h), pelo menos, até enquanto durar a fase amarela do distanciamento social controlado na capital, que foi estabelecido pelo Governo do Estado e prefeitura. 

Assim que se entra nos shoppings, o consumidor tem a temperatura aferida e, em seguida, recebe álcool em gel de forma profilática. Uma loja satélite, que está localizada no Maceió Shopping e tem permissão para receber até 260 pessoas, de acordo com o protocolo sanitário estabelecido, foi a que mais recebeu clientes ao longo desta segunda.

Como a data de retomada da economia variou em todo o País, os principais shoppings (Pátio Maceió, Parque Shopping e Maceió Shopping) se uniram, por meio da Abrasce [Associação Brasileira de Shoppings Centers], e elaboraram um protocolo de operações, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, baseado em experiências internacionais, boas práticas de outros setores e recomendações de profissionais da saúde para a flexibilização. 

O protocolo da Abrasce foi dividido em duas fases. Na primeira, cujo início, na capital, acontece agora, nenhum evento será realizado nos empreendimentos, o uso de máscaras é obrigatório a todos, dispensers de álcool em gel 70% foram espalhados pelos espaços, os estacionamentos funcionam em 50% da capacidade total e com vagas intercaladas (os tickets estão saindo automaticamente), e tapetes sanitizantes foram colocados nos acessos. A temperatura de clientes e trabalhadores também está sendo aferida logo na entrada. Os funcionários que estejam no grupo de risco devem permanecer em home office. Já os que estão trabalhando foram testados para Covid-19.

Além destas regras, os provadores das lojas estão proibidos de serem usados; a saúde dos empregados, clientes e visitantes precisa ser monitorada o tempo todo; as áreas de crianças e de cinemas têm que estar desativadas; e o controle do fluxo de pessoas deve ser garantido para não ultrapassar a capacidade máxima permitida nas lojas. A higienização é outra regra essencial para todos os ambientes comuns.