Municípios

Faculdades de Maceió iniciam retomada de aulas de forma gradual

Foram autorizados a funcionar cursos do ensino superior, pré-vestibular, profissionalizantes e técnicos

Por Gazeta Web 09/11/2020 15h03
Faculdades de Maceió iniciam retomada de aulas de forma gradual

Desde a segunda quinzena de outubro, as faculdades estão autorizadas a retomar as aulas presenciais, mas somente agora algumas delas anunciam plano de reabertura para voltar às atividades normais em decorrência da pandemia do novo coronavírus. 

Na Uninassau - Centro Universitário Maurício de Nassau - apenas as aulas práticas retornaram no dia 3 deste mês. As aulas teóricas continuam remotas, sem previsão de retomada e a tendência é concluir esse semestre dessa forma.

Já o Centro Universitário Cesmac informou que iniciou a retomada de aulas presenciais nesta segunda-feira (9), atendendo a todos os protocolos dos órgãos de saúde e do Plano de Contingência elaborados pela Instituição por conta da pandemia do novo coronavírus, de acordo com a assessoria da instituição de ensino.

Em nota enviada à imprensa, o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) informou que uma proposta foi construída por meio de análise do cenário internacional, nacional e local para proporcionar um ambiente seguro e saudável para professores, colaboradores e estudantes e que a faculdade já retomou nesta segunda-feira (9) as aulas práticas laboratoriais dos alunos maiores de 18 anos. 

"No entanto, segurança e o cuidado com a saúde são primordiais em todos os momentos, por isso, não poderão retomar àqueles alunos que se encontrarem em grupos de risco ou que não atendem às exigências do Decreto Estadual, referente a maioridade de 18 anos. Neste caso, os alunos deverão enviar um e-mail para as suas respectivas coordenações de curso para que sejam tomadas as medidas necessárias de justificativa de ausência", informa. A previsão é que a partir de janeiro de 2021 haja abertura plena dos campi, mas seguindo recomendações por pelo menos seis meses.

Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ainda não há previsão de retomada pois o Período Letivo Excepcional (PLE), com aulas remotas, deve seguir até o fim do mês de janeiro.

Mesmo com autorização para volta às aulas presenciais, desde a segunda quinzena de outubro, faculdades de Maceió resolveram adiar esse retorno. Foram autorizados a funcionar cursos do ensino superior, pré-vestibular, profissionalizantes, técnicos, além dos cursos de línguas estrangeiras e de formação para servidores públicos. A liberação do funcionamento foi feita após análise dos números sobre a pandemia do novo coronavírus no estado.