Municípios
Ufal divulga nota de repúdio sobre vídeo polêmico envolvendo professor
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o advogado e médico alagoano, Gerson Odilon, aparece durante uma aula do Conselho Regional de Medicina (Cremal) realizada na última quinta-feira (05) dizendo que o estupro culposo existe no direito. “Estamos discutindo muito, ultimamente, essa questão do homicídio culposo, do estupro culposo o elemento culposo, do estupro culposo, existe? Existe. No direito tem duas verdades, existe sim”, disse ele durante o vídeo.
No mesmo vídeo, o professor relata o caso em que um médico alagoano foi condenado a cumprir 6 anos de reclusão por ter tido relações sexuais com uma menor de 13 anos. Este médico teria ainda alegado durante audiência que outros profissionais do hospital também teriam feito o mesmo com a vítima, a quem se refere como “mulher de 13 anos”.
“Às vezes uma ‘mulher’ que tem 13 anos com corpo de mulher… Eu já vi uma decisão aqui em Alagoas onde o profissional da área da saúde pegou seis anos de reclusão porque ele teve relações sexuais com essa pessoa de 13 anos, que o direito diz que menor de 14 anos é violência presumida”, explicou Gerson.
Na nota emitida pela Ufal, o atual reitor, Josealdo Tonholo, manifesta repúdio a “todo e qualquer ato de violência ou apologia a esta” e ressalta que a “opinião individual de docentes, técnicos e estudantes não pode ser entendida como posicionamento institucional”.