Municípios
Semed define protocolo de volta às aulas presenciais nas escolas de Maceió
Protocolo pedagógico tem como objetivo orientar as unidades de ensino na retomada das atividades educacionais
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) definiu nesta quinta-feira (3) normas e procedimentos para o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede municipal de Maceió. O protocolo pedagógico tem como objetivo orientar as unidades de ensino na retomada das atividades educacionais.
Segundo o Diretor de Gestão Educacional da Rede Municipal de Ensino, Roberval Ferreira da Silva, os procedimentos têm como base os documentos normativos e os pareceres do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Municipal de Educação de Maceió. “O protocolo pedagógico de retorno às aulas irá contribuir significativamente para o planejamento educacional/escolar no retorno das atividades presenciais com o peculiar processo de acolhimento necessário nesse contexto de pandemia. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.934/1966), define os marcos educacionais constituídos que respalda a materialização das práticas educativas nos sistemas e redes de ensino”, destaca.
Para a Coordenadora Geral de Ensino Fundamental, Maria José Alves Costa, o foco do documento visa o enfrentamento das vulnerabilidades que afetam o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos da rede pública de ensino. “Considerando as etapas e modalidades de ensino ofertadas, este protocolo, está organizado com os seguintes tópicos, seguidos por respectivos sub – tópicos: marcos educacionais vigentes, acolhimento, avaliação das aprendizagens, plano de recuperação das aprendizagens, formação continuada, gestão pedagógica e reorganização do calendário escolar”, afirma.
A coordenadora destaca também a necessidade da efetiva reflexão com os estudantes no processo de acolhimento. “É importante frisar todo o contexto vivenciado por eles e suas famílias, ajudá-los a compreender de uma forma clara e serena, a dinâmica de mundo com pandemia e pós-pandemia e as consequências para a humanidade trazidas por práticas sociais desordenadas e devastadoras, expressando um panorama real, de forma dialógica, com uma linguagem apropriada e oportunizando também a escuta das diferentes falas emanadas pelos estudantes”, ressalta.
De acordo com o documento elaborado, a gestão pedagógica abrange todo o processo educativo e todas as demais esferas de atuação do gestor, pois devem estar a serviço da dimensão pedagógica de seu trabalho, com vistas a garantir a aprendizagem dos alunos e o desempenho dos professores.