Municípios
Semge capacitou mais de 4 mil servidores municipais em 2020 por meio da Escola de Governo
Foram 77 formações foram ofertadas nas modalidades presencial e online
Em 2020, capacitar os servidores municipais foi uma das prevalências da Secretaria Municipal de Gestão (Semge). Por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoal (Escola de Governo), 77 formações foram ofertadas nas modalidades presencial e online com 4.735 vagas. Quatro mil trezentos e cinco servidores realizaram os cursos ou participaram dos eventos.
As qualificações tiveram como eixos norteadores conteúdos como Gestão de Pessoas, Gestão Pública, Tecnologia da Informação e Políticas Públicas. Além disso, palestrantes e professores não apenas da cidade, mas do país inteiro, como Erik Pena e Marcos Zanqueta, ministraram os eventos e passaram seus conhecimentos aos participantes de forma dinâmica e descontraída.
“Investir no servidor é qualificá-lo, e assim melhorar o serviço prestado aos maceioenses e àqueles que vivem em nossa cidade. Mas, acima de tudo é valorizar nossas equipes de trabalho, lhes dando novas oportunidades de conhecimento e de desenvolver habilidades. Tem pessoas que se inscrevem em quase todos os cursos que são disponibilizados pelo Sistema de Inscrições Online (SAEFDP) e coleciona certificados”, afirmou o secretário adjunto de Gestão de Pessoas, Israel Guerreiro.
Foi assim o caso da fiscal de transporte da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Janine Gomes Vieira, que concluiu 15 formações neste ano. “São qualificações maravilhosas e com certeza de grande importância para o servidor público. Vão contribuir muito para quando eu voltar ao meu setor. Sempre que as matrículas estão abertas, eu falo para todo mundo, copio o link e envio para os meus amigos de trabalho e até para os de outros órgãos que conheci. Essa iniciativa, na minha vida, foi uma oportunidade para que eu não ficasse sem produzir. Quem ainda não teve a oportunidade, precisa participar”, destacou Janine.
As capacitações são sempre disponibilizadas pelo portal www.capacitacao.maceio.al.gov.br, desenvolvido em 2019 através da parceria entre a Escola de Governo e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Para se inscrever, basta utilizar o cadastro de servidor com a matrícula e a senha usada para acessar o contracheque. Caso o colaborador não possua cadastro, é necessário criar ou recuperar um no site http://www2.siimm.maceio.al.gov.br/siimm/pages/comum/login.faces. Para se matricular, o servidor precisa estar ativo, seja efetivo, comissionado ou celetista.