Municípios
Obras de restauro da Igreja Senhor do Bonfim começam em janeiro
O Ministério do Turismo destinou cerca de R$ 1,3 milhões para as intervenções
Em janeiro, por iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com apoio do senador Collor (Pros), serão iniciadas as obras de restauro arquitetônico da Igreja Senhor do Bonfim, em Marechal Deodoro. O Ministério do Turismo destinou cerca de R$ 1,3 milhões para as intervenções.
"A gente sempre contou com o apoio do senador Collor em todas as atuações da superintendência, particularmente, nos últimos três anos. O próprio fato de que na superintendência foi mantido um perfil técnico é uma decisão do senador Collor, que contribui para que isso ocorra de forma efetiva e produtiva, com projetos de qualidade", ressalta o superintendente estadual substituto do Iphan em Alagoas, Sandro Gama.
Segundo a assessoria do Iphan, o contrato para restauro da Igreja Senhor do Bonfim foi assinado em 14 de dezembro e as obras devem começar em breve. "A principal contribuição do senador é de apoiar que o Iphan mantenha-se como uma superintendência técnica e solicitações que culminaram em contratações para restauração de obras como as das igrejas de Marechal Deodoro, de Coqueiro Seco e de Bom Jesus dos Martírios, em Maceió", acrescenta o superintendente Sandro Gama.
"Considerada a última das igrejas protegidas pelo Iphan com riscos de conservação, o Iphan fechará um ciclo onde a cidade de Marechal, após processos de requalificação de suas principais praças dentro da área tombada, tem seus monumentos arquitetônicos restaurados, ficando a cidade preparada aos moradores e ao turismo, que é um de seus potenciais de geração de empregos e renda", lembra Sandro Gama.
"Uma outra notícia à parte envolve o salvamento emergencial do prédio sede da Filarmônica Santa Cecília, em apoio direto à comunidade de músicos da cidade, tão importante e tão singular em antiguidade de formação de músicos. O prédio foi interditado por riscos de desabamento das cobertas e o Governo Federal a substituirá realizando reforços estruturais necessários, mantendo a volumetria do edifício na paisagem tombada. Os novos investimentos somados do Ministério do Turismo, através do Iphan, são de cerca de 1,4 milhões", informa o Iphan.