Municípios

Água que seria de esgoto cai no mar da Praia de Guaxuma em Maceió

Por Redação com Gazeta Web 21/12/2020 12h12
Água que seria de esgoto cai no mar da Praia de Guaxuma em Maceió
Moradores afirmam que a situação é recorrente, mas que, desta vez, o volume de água foi muito maior. Foto/Gazeta Web

Um grave crime ambiental foi flagrado, nesse sábado (19), na Praia de Guaxuma, em Maceió. Vídeos que a Gazetaweb teve acesso mostram uma grande enxurrada de água que pode ser lodos da Estação de Tratamento de Esgotos (ETEs) caindo direto no mar. Segundo uma moradora que conversou com a reportagem, a situação é recorrente por lá, mas, desta vez, a quantidade de água foi muito maior.

O local onde ocorreu o crime é a foz do Riacho Guaxuma, localizado entre o último bar da praia de Guaxuma e o Condomínio Residencial Morada da Garça. O presidente do Comitê da Região Hidrográfica do Pratagy, Márcio Barbosa, disse que fará uma denúncia formal, nesta segunda-feira (21), ao Instituto do Meio Ambiente (IMA).

"Nós, enquanto comitê, vamos encaminhar um ofício para Cepram (Conselho Estadual de Proteção Ambiental do Estado de Alagoas), pedindo providências. O chefe de fiscalização do IMA informou que iria fiscalizar hoje ao longo do riacho, e a prefeitura estará com duas equipes, uma indo pela foz e a outra na frente para ajudar. Eles vão tentar identificar onde foi o lançamento. Pelo que vimos na imagem, a mancha adentra o oceano e vai crescendo, foi uma descarga grande para ter todo aquele impacto", explicou Márcio.

A assessoria do IMA, por sua vez, afirmou que enviou uma equipe ao local, ainda no domingo (21), e que, hoje, outra equipe do Gerenciamento Costeiro e Fiscalização está no local fazendo os levantamentos.