Municípios
Água que seria de esgoto cai no mar da Praia de Guaxuma em Maceió
Um grave crime ambiental foi flagrado, nesse sábado (19), na Praia de Guaxuma, em Maceió. Vídeos que a Gazetaweb teve acesso mostram uma grande enxurrada de água que pode ser lodos da Estação de Tratamento de Esgotos (ETEs) caindo direto no mar. Segundo uma moradora que conversou com a reportagem, a situação é recorrente por lá, mas, desta vez, a quantidade de água foi muito maior.
O local onde ocorreu o crime é a foz do Riacho Guaxuma, localizado entre o último bar da praia de Guaxuma e o Condomínio Residencial Morada da Garça. O presidente do Comitê da Região Hidrográfica do Pratagy, Márcio Barbosa, disse que fará uma denúncia formal, nesta segunda-feira (21), ao Instituto do Meio Ambiente (IMA).
"Nós, enquanto comitê, vamos encaminhar um ofício para Cepram (Conselho Estadual de Proteção Ambiental do Estado de Alagoas), pedindo providências. O chefe de fiscalização do IMA informou que iria fiscalizar hoje ao longo do riacho, e a prefeitura estará com duas equipes, uma indo pela foz e a outra na frente para ajudar. Eles vão tentar identificar onde foi o lançamento. Pelo que vimos na imagem, a mancha adentra o oceano e vai crescendo, foi uma descarga grande para ter todo aquele impacto", explicou Márcio.
A assessoria do IMA, por sua vez, afirmou que enviou uma equipe ao local, ainda no domingo (21), e que, hoje, outra equipe do Gerenciamento Costeiro e Fiscalização está no local fazendo os levantamentos.