Municípios

Prefeitura alcança metas para educação infantil com CMEIs

Centros Municipais de Ensino Infantil passaram a beneficiar cerca de 3 mil crianças matriculadas

Por Redação com Secom Maceió 26/12/2020 15h03
Prefeitura alcança metas para educação infantil com CMEIs
Salas do Cmei Lindolfo Collor | Foto: Secom Maceió

Os Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmei) são locais onde, através das brincadeiras, da curiosidade, as crianças aprendem a interagir e descobrir suas potencialidades por meio de atividades lúdicas.

Pensando nesse ambiente ideal para o desenvolvimento infantil, a Prefeitura de Maceió, desde 2013, vem construindo Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Ao todo 16 novos Cmeis construídos e 5 prédios adaptados para Educação Infantil, maior número já registrado.

As novas 16 creches e espaços adaptados passaram a beneficiar cerca de 3 mil crianças matriculadas. Elas são atendidas em estrutura especial: espaços amplos e arejados, banheiros infantis, estrutura para berçário, biblioteca, cozinha, pátio coberto, espaço para playground – atividades físicas e de lazer, além de acessibilidade nos espaços. Onze destas creches estão localizadas na parte alta da cidade.

Foram feitos investimentos em equipamentos e materiais, levando às salas de aula uma maior gama de atividades e dando maior conforto para os docentes que, qualificados em sua função, garantem a qualidade da aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

Todo o investimento foi realizado com recursos próprios e recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pró-infância) com contrapartida da Prefeitura de Maceió.

Ainda em fase de execução, o Cmei Vergel do Lago (construído em parceria com o Ministério Público, por meio de uma ação civil pública) está com as obras aceleradas. Além disso, estão em licitação mais seis Cmeis: três no Benedito Bentes, um no Ouro Preto, um em Ipioca e um na Cidade Universitária. Com isso, a Prefeitura de Maceió supera os projetos iniciais de construção de Cmeis.

A Coordenadora Geral de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Angelina Araújo, ressaltou o avanço que os Cmeis representaram durante a gestão no ensino infantil de Maceió. Ela explica que para ampliar ainda mais o atendimento da Educação Infantil, a Semed reorganizou a rede e realizou adaptações estruturais, especificamente para essa modalidade, transformando prédios em Cmeis.

“Nossa visão em relação às adaptações e construções foram se alargando ao passo que íamos conhecendo os espaços, realizando formações e tomando consciência dos passos que deveriam ser dados para termos ações assertivas na busca de melhorar o atendimento das crianças, dos professores e demais profissionais que atendem essa parcela de estudantes da rede.”, disse a gestora.