Municípios

Luciano Barbosa articula aliança com o deputado Tarcizo Freire

Barbosa tem como foco fortalecer seu governo a partir de janeiro

Por Redação com Cada Minuto 29/12/2020 18h06
Luciano Barbosa articula aliança com o deputado Tarcizo Freire
Foto: Reprodução

O prefeito eleito Luciano Barbosa (MDB) tem como principal foco, antes de assumir o comando da prefeitura de Arapiraca, fortalecer o seu governo a partir de janeiro de 2021, ter o comando da Câmara Municipal e eleger em 2022 um deputado estadual e um federal. 

No momento, a tensão vivenciada por Barbosa está focada na articulação de um grupo de 12 vereadores que se uniram para eleger o presidente da Mesa Diretora podendo atuar com independência nos seus primeiros dois anos de mandato pela terceira vez, na Prefeitura de Arapiraca. 

De acordo com o jornalista Roberto Gonçalves, Luciano Barbosa teria iniciado articulações para cooptar alguns integrantes do grupo dos 12 vereadores e formar maioria na Câmara. Atualmente, o prefeito conta com sete dos 19 eleitos, cinco do MDB, Rogério Nezinho, Leo Saturnino, Dra. Fany, Márcio do Canaã, Fábio Henrique, Vicente do Remédio (PSL), e Edvânio do Cangandu (Avante).

Atualmente, a cooptação dos vereadores, Sérgio do Sindicato, reeleito pelo PSDB, e Túlio Freire, (PP) filho do deputado estadual Tarcizo Freire estariam sendo realizadas contemplando Sérgio do Sindicato com a secretaria municipal de Agricultura. Com o vereador Tálio Freire a articulação conta, evidentemente, com a participação de Tarcizo Freire. 

Moeda de negociação 

A moeda de negociação com Tarcizo Freire, seria a Superintendência Municipal de Transporte e Transito (SMTT) que seria assumida por Túlio Freire que daria a vaga na Câmara Municipal para o suplente Fabinho Tenório (PP). Concretizando essa articulação, Barbosa reduziria de 12 para 10, e articularia com mais dois vereadores para viabilizar o comando da Mesa Diretora do Legislativo.

Barbosa teria interesse na eleição da médica Fanny Gabriella Peixoto Braga, eleita com 1.690 votos pelo MDB, que vai ocupar uma das cadeiras da Casa Herbene. Mais conhecida como Dra. Fanny, a recém diplomada vereadora é formada em medicina com especialização em Saúde Pública, Saúde da Família e Geriatria. Seria uma mente iluminada no comando da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca.