Municípios
Marx Beltrão busca universalizar cisternas no semiárido de AL
As cisternas facilitam o acesso à água para consumo próprio e produção de alimentos
O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, garantiu em Brasília recursos que podem universalizar o acesso a cisternas no semiárido alagoano. Os valores, em um total de R$ 4 milhões, já estão disponíveis na conta da Secretaria de Estado da Agricultura do Estado de Alagoas (Seagri).
As cisternas facilitam o acesso à água para consumo próprio e produção de alimentos por meio de uma tecnologia simples e de baixo custo.
“Vamos universalizar o acesso à água com cisternas em Alagoas. Destravamos os recursos e a parcela de R$ 4 milhões e 82 mil já está na conta da Seagri para realizar as ações. Com esta iniciativa, Alagoas se encaminha para ser o primeiro estado a atender 100% das residências com cisternas para consumo, um sonho que se transforma em realidade”, disse o parlamentar por meio de suas redes sociais nesta segunda-feira (4).
Ao mesmo tempo em que fez o anúncio dos recursos, Beltrão também externou sua gratidão ao “presidente Bolsonaro pela liberação dos recursos, e também ao ministro Onyx Lorenzoni, da Cidadania, ao ministro Luiz Eduardo Ramos da Secretaria de Governo da Presidência, ao governador Renan Filho pela parceria e também ao secretário da Seagri, João Lessa”.
A ausência ou escassez de chuva é fator predominante na região do semiárido de Alagoas, provocando déficit na agricultura e criação de animais. A implantação de cisternas ajuda pequenas famílias e agricultores que enfrentam a estiagem prolongada, com a chance de terem mais acesso à água para lavoura e para a dessedentação humana e animal.