Municípios

Renan filho diz que doses já estarão disponíveis nesta quarta-feira

Mesmo com atraso, as vacinas estarão em todos os municípios até essa quarta-feira (20)

Por Raphael Alves (estagiário) com TNH1 18/01/2021 17h05
Renan filho diz que doses já estarão disponíveis nesta quarta-feira

Após a mudança no horário dos voos pelo Ministério da Saúde e o anúncio do atraso da chegada das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 em Alagoas, na tarde desta segunda-feira (18), o governador Renan Filho garantiu que o início da distribuição das doses no Estado deve acontecer a partir desta terça-feira (19).

“Estamos aqui com o secretário de Saúde, com o secretário de Segurança, de modo que vamos ter uma noite longa”, disse o governador ao se referir ao horário de chegada da vacina, previsto para às 20h, e à logística de distribuição, que deve contar também com veículos da Segurança Pública.

“Vamos usar carros e helicópteros para fazer chegar a vacina em todos os municípios. Vamos fazer uma divisão equânime das doses, de acordo com a população de cada local, para que todas as cidades comecem a vacinação amanhã [terça-feira]”, disse Renan Filho.

De acordo com ele, por conta da experiência do país em vacinação, o Brasil deve pular das últimas posições do ranking que mede o número de pessoas vacinadas por país, para as primeiras colocações.

O governador também afirmou que será iniciada nesta terça-feira a vacinação de idosos que vivem em abrigos, conforme protocolo que define o público prioritário que receberá a primeira dose.

O chefe do Executivo disse ainda que cerca de 34% dos profissionais de saúde serão vacinados neste momento, o que corresponde a 35 mil pessoas. Além disso, oito mil indígenas também receberão os imunizantes, somando assim 43 mil alagoanos vacinados.

Renan detalhou os números para chamar a atenção de que os imunizantes encaminhados garantirão a primeira e segunda dose para essas pessoas. “O ministro da saúde já garantiu que ao longo das semanas novas remessas serão encaminhadas, garantindo assim a continuidade, dependendo apenas da aprovação da Anvisa”. 

A distribuição pelo território alagoano se dará por via terrestre e os helicópteros do Governo também serão utilizados para isso. A expectativa do governador é que até quarta-feira (20) todas as cidades já estejam com suas devidas doses, calculadas pela proporção da população em relação a quantidade de habitantes do Estado. 

O governador deve fazer um pronunciamento aos alagoanos informando como se dará esse primeiro momento da imunização. “Não haverá locais de vacina porque elas serão aplicadas nos próprios hospitais, comunidades indígenas e abrigos. Vamos combater fake news que já estão circulando”.

Atraso

Inicialmente, a previsão era de que o primeiro lote chegaria no Aeroporto Zumbi dos Palmares por volta das 16h45. Mas, pela nova tabela de horários, três estados estão sem previsão de horários, por ora: Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraná.

Em alguns casos, autoridades estaduais já estavam aguardando nos aeroportos, quando foram surpreendidas pelas mudanças. Ao menos seis locais que receberam antes das 16h, agora só vão receber na parte da noite.

"Todo mundo foi esperar no aeroporto, e nada. A previsão era meio-dia, depois mudou para 16h. Agora já deve ser às 18h. Até que descarregue, não tem como iniciar hoje. Impossível. Só devo começar amanhã", disse o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, à reportagem.

"Não explicaram nada. Simplesmente avisaram em cima da hora. Problema de logística. Eu não fui a Guarulhos [para o evento com Pazuello]. Mas se tivesse ido, teria voltado e a vacina ainda não teria chegado", completou.