Municípios
Coronavac chega a AL: vacinação começa nesta terça (19)
Vacina será enviada para o interior por via terrestre e área e chega a todos municípios alagoanos até esta quarta-feira
O avião com a carga mais aguardada dos últimos anos pousou no aeroporto de Maceió. Por volta das 23h00 nesta segunda-feira a noite, a aeronave com 71 mil doses Coronavac foi recebido pelo governador Renan Filho e vários auxiliares. A vacinação será iniciada oficialmente em Alagoas nesta terça-feira (19) às 8h. Em seguida, a Secretaria de Saúde vai iniciar a distribuição da vacina contra a Covid-19 com os 102 municípios.
A chegada da carga com a vacina foi confirmada pelo secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres. O governador Renan Filho também postou vídeo com a chegada da aeronave em seu Instagram. Equipes das secretarias de Saúde e da Segurança Pública acompanham o desembarque no aeroporto Zumbi dos Palmares.
Apesar do atraso na chegada da vacina (a previsão inicial era para as 16h30 de hoje) o Governo de Alagoas manteve a programação para a aplicação da primeira dose da Coronavac em solo alagoano. A vacina será aplicada às 8h desta terça-feira, no Hospital Metropolitano de Maceió. A escolhida é uma assistente social de 50 anos, que trabalha no Hospital da Mulher e atua na linha de frente do combate ao coronavírus.
Segundo Alexandre Ayres, nesta terça-feira equipes das secretarias da Saúde e Segurança Pública darão início ao Plano Estadual de Imunização, previamente definido para atender, além dos profissionais da saúde, indígenas aldeados e pessoas com mais de 75 anos de idade, com prioridade para aquelas que residem em asilos.
Inicialmente a Sesau vai vacinar os profissionais da “linha de frente” a atuam em hospitais públicos com leitos exclusivos para tratamento da Covid-19, a exemplo do Metropolitano, da Mulher e HGE. “É mais do que justo que os profissionais que estão na linha de frente arriscando suas vidas para salvar milhares de alagoanos sejam imunizados primeiro”, aponta Ayres.
A distribuição da vacina para os municípios, garantiu o governador Renan Filho será equânime – o governo fará a distribuição de acordo com a população de cada cidade. A distribuição da Coronavac aos municípios será feita por via terrestre e helicópteros que decolarão da sede do Hospital Metropolitano.
Saiba mais: Vacinas serão distribuídas de maneira equânime aos municípios, garante Renan Filho