Municípios
Ex-prefeito Nen deixa rombo nas contas e dívida milionária
Zé Luiz dos Anjos iniciou o mandato encontrando dificuldades nas contas da gestão municipal
O ex-prefeito de Olho D´Água das Flores, Carlos André, o Nen (PL), deixou o município com dívidas em várias áreas. As maiores são relacionadas a previdência e podem comprometer a capacidade de pagamento do município nos próximos meses.
A gestão do atual prefeito Zé Luiz dos Anjos está encontrando dificuldades nas contas públicas. Ainda em dezembro, o gestor denunciou que a equipe se deparou com uma resistência na transição de governo, sem as informações essenciais para dar início ao seu projeto de gestão.
"Tivemos muitas dificuldades com a gestão anterior. Não tivemos acesso às informações e assumi sem realmente saber quais os problemas a Prefeitura tinha. E o que encontramos foram muitos pagamentos atrasados em várias áreas, dívidas, além de diversos problemas da gestão. Tomamos parte disso nesses primeiros dias de janeiro e agora iremos anunciar as medidas para contornar e controlar a situação", explica Zé Luiz.
Na apuração de dívidas e contas em aberto, realizada pela nova gestão municipal, foram revelados diversos pagamentos em atraso. Uma única unidade consumidora, o Hospital Adélia Abreu Vilar, uma unidade mista localizada em Olho D'Água das Flores, está devendo mais de R$ 862 mil à Equatorial Energia.
"O atraso no pagamento está ocorrendo desde 2014. Foram seis anos sem pagar a conta de energia, além de estar correndo juros e multa. É uma irresponsabilidade da gestão anterior, que prejudica o funcionamento dos serviços na nossa cidade", ressalta o prefeito.
Carlos André além de deixar a prefeitura com problemas de pagamentos de pessoal também tem muitos débitos com fornecedores
Edivaldo Júnior publicou hoje em seu blog que a situação é pior do que se imaginava. Além das pendências financeiras encontradas, pelo atual gestor, acredita-se que o maior problema é o “rombo” na previdência própria do município, que será revelado nos próximos dias com prestação de contas. Destacou também que uma consulta ao Tesouro Nacional aponta ainda que Olho d’Água das Flores está inadimplente no Cauc – o Cadastro Único de Convênios. Prefeituras que estão no Cauc não podem receber recursos de convênios com a União.
O valor completo do "rombo" que o ex-prefeito Carlos Andé deixou só será revelado quando o atual prefeito apresentar os números na próxima semana durante a prestação de contas dos primeiros trinta dias de gestão.
As novas medidas da gestão atual serão anunciadas à população antes do fechamento do mês de janeiro.