Municípios
Município se destaca em 1º lugar em Governança Municipal de AL
Também se destacou em 4º lugar entre os municípios nordestinos
O Índice de Governança Municipal (IGM) é um Ranking realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), que avalia grupos de municípios brasileiros, conforme o número de habitantes e da renda PIB per capita. Segundo a pesquisa, no IGM geral, Palmeira dos Índios se destaca em seu grupo pela conquista do 1º lugar entre os municípios alagoanos; o 4º lugar entre os municípios nordestinos; e o 14º lugar entre os municípios brasileiros.
O IGM foi elaborado a partir de dados, de 2020, em áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras. Os municípios brasileiros foram divididos em 8 grupos distintos. Palmeira dos Índios está no Grupo 5, que avalia municípios com número de habitantes de 50 mil a 100 mil, e com renda PIB per capita até R$ 21.650,00. Em todos os grupos, são avaliados três quesitos: Financas, Gestão e Desempenho.
No IGM da Gestão, levando-se em consideração os 174 municípios brasileiros, que foram avaliados, Palmeira se destaca em 4º lugar, com a nota 8,30. O primeiro lugar ficou com o município paulista Umbu-Guaçu, que obteve a nota 8,79.
O ranking foi divulgado no último final de semana pelo Conselho Federal de Administração e está disponível no seguinte endereço: https://igm.cfa.org.br/ranking-grupo-5/IGM.
Os outros municípios alagoanos do Grupo 5, que aparecem na sequência do ranking, são: Campo Alegre, que ficou em 42º lugar, com nota 6,30; em 59º ficou São Miguel dos Campos, com a nota 5,84; em 83º União dos Palmares com nota 5,2; em 140º Rio Largo com a nota 4,64; em 146º Penedo, nota 4,55; e em 162º lugar aparece Delmiro Gouveia com a nota 3,91.
Lançado em 2016, o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) foi criado com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, através de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu município. O IGM também é promovido pelo Conselho Regional de Administração (CRA), em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
O prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar comemorou e ficou muito feliz com o desempenho de Palmeira no ranking nacional. “Isso mostra um processo de organização e planejamento de uma gestão, que é focada em metas e resultados. Estou muito feliz mesmo e compartilho essa conquista com a nossa equipe, porque conseguimos visualizar as necessidades e, com boas práticas de gestão e governança, enfrentamos os desafios encontrados. Parabéns a todos”, festejou o prefeito.https://igm.cfa.org.br/ranking-grupo-5/IGM.