Municípios

Vacina contra Covid-19: Confira fases e locais de vacinação na Capital

Prefeitura iniciou a vacinação contra a Covid-19 pelos profissionais de saúde da linha de frente e idosos

Por Redação com G1 AL 31/01/2021 11h11
Vacina contra Covid-19: Confira fases e locais de vacinação na Capital
Marcos Luiz, de 58 anos, foi o primeiro servidor público da rede de Saúde de Maceió que recebeu a vacina contra a Covid-19 | Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

A Prefeitura de Maceió iniciou a vacinação contra a Covid-19 pelos profissionais de saúde da linha de frente e idosos de instituições de longa permanência. Nesta quinta-feira (28), o Município começou a vacinar os idosos a partir de 85 anos que não moram em instituições.

A CoronaVac é utilizada na vacinação dos idosos das instituições e profissionais de saúdes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades de Referência em Síndrome Gripal, Rede de Frio, Pam Salgadinho e alas exclusivas para Covid-19 dos hospitais públicos, filantrópicos e privados. Esses profissionais são vacinados nos seus locais de trabalho. Maceió recebeu 12.500 doses.

As 6.800 doses da vacina de Oxford serão utilizadas para vacinar os idosos a partir de 85 anos que não moram em abrigos ou asilos.

Os dois tipos de vacina são aplicados em duas doses. No caso da CoronaVac, o intervalo entre uma dose e outra é de 21 dias. Já para a vacina de Oxford, a segunda dose deve ser aplicada em até 12 semanas após a primeira.

Locais de vacinação para idosos a partir de 85 anos:

- Estacionamento do Shopping Pátio Maceió, no Benedito Bentes

- Estacionamento do Maceió Shopping, Mangabeiras

- Drive-thru no Estacionamento do Jaraguá

- Esses três locais de vacinação vão funcionar das 10h às 16h. Os idosos precisam levar documento com foto e CPF.

Cadastro de idosos acamados:

O cadastramento de idosos acamados começa a funcionar na quinta-feira (28) pelo número 3312-5589 ou pelo email [email protected]

O horário para agendamento é das 8h às 17h. Além de ser acamada, a pessoa que vai ser vacinada precisa ter 85 anos ou mais.

No cadastramento via email, é obrigatório preencher todas as informações solicitadas como nome completo, idade, data de nascimento, CPF, endereço completo com ponto de referência, contato e nome dos responsáveis.

A vacinação vai ser realizada na casa do idoso acamado.

Quem não deve se vacinar

Segundo a Prefeitura de Maceió, não devem se vacinar contra a Covid-19:

- Pessoas com sintomas gripais ou que tiveram Covid-19 há menos de 30 dias. Também é necessário um intervalo de 14 dias para qualquer vacina que o usuário tenha recebido, como dT [difteria e tétano], Hepatite B, etc.

- Pessoas em uso de corticosteróide há mais de 14 dias, em dosagem superior a 20 mg/dia, ou drogas imunossupressoras precisam aguardar o término do tratamento (de 30 a 90 dias a depender da droga) para receber qualquer vacina.

- Já os pacientes com doença reumatológica imunomediada ou outras doenças em uso de corticosteróide contínuo diário precisam de avaliação do profissional que o acompanha para autorização da vacinação. Nestes casos, é necessário apresentar a prescrição médica.