Municípios

Prefeitura retoma recuperação de encostas para solucionar deslizamentos

Serão sete áreas contempladas na capital para beneficiar cerca de 4 mil moradores

Por Redação com Assessoria 31/01/2021 16h04
Prefeitura retoma recuperação de encostas para solucionar deslizamentos
Prefeitura de Maceió retoma os trabalhos de recuperação das encostas

A prefeitura de Maceió realizou uma reunião para acelerar o processo de reconstrução das encostas nas grotas de Maceió. O objetivo é levar maior segurança aos moradores e solucionar o problema dos deslizamentos. Serão sete áreas contempladas, beneficiando, aproximadamente, quatro mil moradores. O encontro aconteceu na sexta-feira (29).

Na oportunidade, foi discutida a necessidade de monitoramento para atuar de maneira preventiva, evitando novos deslizamentos antes da quadra chuvosa, prevista para iniciar nos próximos quarenta dias. Dentre as ações, estão: indenizações de moradores das áreas de risco, limpeza dos terrenos, serviços de drenagem e plantio de vegetação.

As áreas contempladas são: encosta da Chã da Jaqueira; Chã de Bebedouro; Grota Bom Jesus – Benedito Bentes II; Grota do Aterro – Barro Duro; Complexo São Rafael – Mangabeiras; Morada dos Palmares – Tabuleiro do Martins; e encosta da Rua Gazeta de Alagoas – Centro.

O secretário municipal de Infraestrutura, Nemer Ibraim, falou sobre a criação do plano de ação de maneira articulada com outras pastas, para imprimir um trabalho integrado onde essas pessoas possam ser assistidas de maneira emergencial e continuada. “Vamos construir um grupo de trabalho envolvendo a Defesa Civil, Assistência Social, dentre outras, para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, destacou Ibraim.

O Município formará uma comissão com representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Secretaria Municipal de Governo (SMG), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Defesa Civil.

O secretário Municipal de Governo, Francisco Sales, enfatizou o trabalho integrado entre as Secretarias Municipais para garantir o aceleramento do projeto, já que, desde 2017, a verba foi enviada pelo Governo Federal e muitas obras estão com menos de 50% de conclusão.

“A nossa meta é concluir todas as setes encostas que já foram contempladas, mas reconhecemos a necessidade de ampliar esse mesmo serviço para mais 15 comunidades, que precisam de melhorias. Somente quem convive diariamente nesses locais de risco reconhece a urgência de acelerar essas obras”, afirmou Sales.

O secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge, informou que o seu time está pronto para atuar nesta ação. Segundo o gestor, não serão medidos esforços para contribuir com a Seminfra no enfrentamento deste problema. “Já estamos discutindo algumas propostas. Agora, depois do raio-X da situação, nós vamos poder pensar num trabalho direcionado para esses moradores”, comentou, entusiasmado.

As obras foram iniciadas no ano passado. Uma parte dela está parada à espera de indenizações dos moradores que estão em áreas críticas e da continuação dos serviços de infraestrutura, como escadaria drenante, por parte da empresa contratada.

O secretário Ibraim afirma que está empenhado para resolver a situação o mais rápido possível. “Nós temos pressa. Essas pessoas não podem esperar mais. Não vamos descansar até resolver esse problema”, pontuou o secretário.