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Aeroporto de Maragogi deve ameaçar Recife, não Maceió

Em seu blog, o jornalista Edivaldo Júnior entrevistou o secretário Rafael Brito acerca das expectativas da obra

Por Redação com Blog do Edivaldo Junior 01/02/2021 18h06
Aeroporto de Maragogi  deve ameaçar Recife, não Maceió
Reprodução | Ascom Setrand

O governo de Alagoas deve autorizar no próximo dia 4 o início da construção do aeroporto de Maragogi. Em seu blog, o jornalista Edivaldo Junior entrevistou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Rafael Brito sobre estas e outras preocupações. Segundo o jornalista, de cara, ele assegura que não é Maceió (aeroporto) que deve se preocupar com o equipamento em Maragogi, mas Recife (PE).

Durante a conversa, o secretário afirma que o levantamentos apontam que 65% de turismo de Maragogi entra por Recife. Menos de 30% entra por Maceió. Do ponto de vista do turismo, em nada esse aeroporto afetará a capital de Alagoas, que é hoje um dos destinos mais procurados do país.

O que está em jogo, garante o secretário, não são as perdas que os aeroportos de Maceió ou Recife poderão ter, mas o ganho para o turismo no litoral norte de Alagoas.Mas há também quem imagine que o aeroporto não terá viabilidade econômica, em função do baixo número de passageiros que poderá movimentar. Pior. Muitos imaginam que o aeroporto de Maceió poderá ser prejudicado com a operação do novo equipamento.

O secretário reforça que Maragogi é hoje a maior cidade turística do Brasil dentre que as que não tem aeroporto. O turista que vai a região, prefere ir direto. O custo do transporte aéreo para ele será o mesmo de parar em Maceió ou Recife, mas o ganho em tempo e comodidade é inestimável.

O aeroporto, avalia o secretário, deve provocar um novo “boom” no turismo na região norte de Alagoas. As pessoas não tem ideia do tamanho dos setores. A cidade tem 220 lanchas homologadas para fazer passeio no mar. São mais de 9 mil leitos oficiais só em Maragogi e Japaratinga. E a região ainda vai ganhar, só com o Vila Galé, mais 1,4 mil leitos.

Após entrar em funcionamento, o que pode ocorrer em até dois anos depois do início das obras, o aeroporto poderá fazer o “caminho inverso”, avalia o secretário, o fato de hoje o turista que desembarca no Recife vai principalmente para Porto de Galinhas e Maragogi. Então ele poderá descer em Maragogi e ir também para Pernambuco.

Operação

O jornalista Edivaldo traz ainda que Brito revela que foi acompanhado do governador Renan Filho, nas principais companhias aéreas e todas demonstraram interesse em operar em Maragogi: “a pista permitirá pouso de qualquer avião, inclusive o A320”, adianta.

A perspectiva é já iniciar o aeroporto “com 12 a 15 voos por semana, de linha regular, além de alguns voos regionais da Azul e Passaredo. Talvez Gol e Latam possam colocar um voo dia sim e dia não, mas inicialmente o que se espera é que o aeroporto vá operar com muito voo fretado

Obra

O aeroporto contará com um terminal de embarque e desembarque de passageiros, uma pista de pouso e decolagem de 2.200 metros, além de um pátio para abrigar duas aeronaves simultaneamente, situados numa área de 340.888 hectares, segundo estudo topográfico. A construção será 100% financiada com recursos do Governo de Alagoas. A obra será realizada pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), está orçada em aproximadamente R$ 120 milhões e tem prazo para conclusão de dois anos após o início dos trabalhos.