Municípios

Oficial: Carnaval em Maceió é adiado

Em entrevista coletiva, secretários comunicaram que o feriado pode ser transferido para setembro

Por Raphael Alves (estagiário sob Supervisão*) com Redação 03/02/2021 16h04
Oficial: Carnaval em Maceió é adiado
Foto: Raphael Alves (Jornal de Alagoas)

A prefeitura de Maceió adiou o Carnaval, porém, o ponto facultativo permanecerá, o que era uma dúvida de muitos maceioenses. Há previsões de que o feriado seja transferido para o mês de setembro, junto ao feriado de Independência do Brasil, nos dias 4,5,6 e 7, porém, tudo depende da campanha de vacinação.

O prefeito JHC se pronunciou sobre o adiamento do feriado em seu perfil oficial no Twitter, dizendo: “Mantemos o ponto facultativo na segunda-feira e terça-feira de Carnaval, em Maceió. No segundo semestre, vamos definir uma nova data para as comemorações”.

Durante uma coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (3) , Claydson Moura, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para o enfrentamento à Covid-19,  falou sobre o adiamento do feriado: "Isso é uma decisão pautada em estudos científicos, na opinião científica dos epidemiologistas, que apontam, para o mês de março já, uma possibilidade real do crescimento da curva de contaminação do coronavírus em todo Brasil”.

Sobre a decisão, na sexta-feira (5) será publicado um decreto municipal trazendo as regras do carnaval de 2021. “Infelizmente ainda é um período em meio à pandemia e isso cobra dos gestores uma responsabilidade ainda maior”, diz Moura. Algumas regras foram comentadas durante a entrevista, como por exemplo, o que pode vir a acontecer com quem desrespeitar as normas de segurança sanitária, as casas de shows podem ficar fechadas por 6 meses, ou até mesmo ficar interditadas até o final da vacinação nacional, se não respeitarem as normas previstas contra a pandemia.

O coordenador disse ainda que: “o grande fator de não haver nenhuma atividade cultural neste momento é pra que as pessoas entendam que o carnaval está adiado, porque existe uma pandemia e isso tem que virar um hábito, nós temos que saber que a pandemia existe, que ela está matando e nós temos que nos cuidar”, reforçando os protocolos sanitários previstos pelas autoridades da saúde.

Ao ser perguntado sobre a fiscalização durante o período em que seria realizado o carnaval, Mourinha disse: “Nós vamos dobrar a fiscalização e vamos fazer uma força tarefa grande, com todos os setores que estão disponíveis para isso” continuou dizendo que o município não economizaria esforços em punir quem, de acordo com ele: “desrespeitar a segurança sanitária das pessoas”.

Na mesa, estavam presentes também o Secretário Municipal de Turismo, Ricardo Santa Ritta, a Presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Miriam Monte, o Secretário Municipal de Comunicação, Lininho Novaes.