Municípios

JHC assina ordem de serviço para construção de UPA na Santa Lúcia

Por Redação com Secom Maceió 08/02/2021 19h07
JHC assina ordem de serviço para construção de UPA na Santa Lúcia
Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

O Prefeito JHC assinou na manhã desta segunda-feira (8) a Ordem de Serviço para o início das obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santa Lúcia. Serão investidos R$ 4 milhões de recursos oriundos do Ministério da Saúde, sem contrapartida financeira do município. O recurso será destinado tanto para a construção da estrutura física quanto para a compra de equipamentos e insumos para o funcionamento da unidade.
 

A unidade que será construída no Santa Lúcia será de porte III, com 15 leitos de internação, sendo quatro de observação infantil, oito de observação adulto, dois leitos em quartos individuais, cinco leitos de emergência adulto e um leito de emergência infantil. A UPA funcionará 24 horas, todos os dias da semana, contando com uma equipe assistencial qualificada para atender as necessidades da região. Esse equipamento tem capacidade para 250 atendimentos diários.

A UPA 24 horas é um estabelecimento de saúde de complexidade intermediária, que, articulado com a Atenção Básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, a Atenção Domiciliar e a Atenção Hospitalar, tem como objetivo contribuir na melhoria do funcionamento da Rede de Atenção às Urgências (RAU). As obras da UPA são de responsabilidade da construtora Seabra, vencedora de processo licitatório, e tem previsão de conclusão até dezembro deste ano.

A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro, representantes da Saúde, vereadores, deputados estaduais e federais, e secretários municipais. A população do bairro também prestigiou de perto o evento.

A Ordem de Serviço foi assinada pelo Prefeito JHC; pelo secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro; pela secretária-adjunta de governança da SMS, Célia Maria Rodrigues; pelo adjunto de gestão em Saúde, Aldo Calaça; por Carolina Barreto, coordenadora de Engenharia da SMS; Giselle da Silva Mascarenhas, Diretora de Gestão Administrativa da SMS e na condição de testemunhas a vereadora Gaby Ronalsa; a diretora de Planejamento da SMS, Sônia Moura e pelas moradoras do bairro, Verônica Macedo e Iracema Xavier.